Cúpula do Mercosul: veja possíveis acordos e o que será discutido hoje no Rio

Brasil assumiu comando do Mercosul em julho e tentou avançar nas negociações por acordos comerciais

Cúpula do Mercosul: veja possíveis acordos e o que será discutido hoje no Rio | Foto: Ricardo Stuckert/PR
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Representantes dos países que integram o Mercosul se reúnem nesta quinta-feira (7) no Rio de Janeiro para a cúpula do bloco, formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Criado em 1991, o Mercosul busca garantir a integração entre países da região, implementando parcerias em nível comercial, político e diplomático, além de aumentar os investimentos. 

Ao assumir a presidência temporária do bloco, em julho deste ano, o Brasil colocou como uma das prioridades a tentativa de conclusão dos acordos comerciais em negociação, com a realização de novas rodadas de conversas. Ao longo dos últimos meses, o acordo comercial mais mencionado pelo presidente Lula – e por outros líderes em discursos nos fóruns internacionais – foi o negociado com a União Europeia, cujas tratativas ocorrem desde 1999.

A intenção da diplomacia brasileira era anunciar a conclusão das negociações durante a cúpula que tem início nesta quinta-feira no Rio de Janeiro. Contudo, os planos foram frustrados devido a uma recente posição da França. Apesar disso, os diplomatas afirmam que as conversas continuarão.

Lula e Macron na COP 28 — Foto: Ricardo Stuckert 

Oficialmente, o Ministério das Relações Exteriores já confirmou que, durante a cúpula, será assinado o acordo comercial com Singapura, e também será promulgado o Protocolo de Adesão da Bolívia ao Mercosul. Até então, a Bolívia fazia parte do grupo na condição de Estado Associado, assim como o Chile, a Colômbia e o Equador, por exemplo.

ACORDOS COMERCIAIS

Ao assumir a presidência do Mercosul, o Brasil listou os seguintes acordos comerciais como prioritários para o bloco:

  • União Europeia
  • EFTA
  • Singapura
  • Canadá
  • Vietnã
  • Indonésia

Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, foram iniciados diálogos com El Salvador e República Dominicana, visando, em um estágio posterior, o início oficial das negociações para potenciais fechamentos de acordos comerciais com esses países. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES