Damares declara votar contra indicação de Zanin ao STF: “Nada me faz mudar”

Em comunicado divulgado à imprensa, a senadora reafirmou com firmeza sua posição contrária à indicação de Cristiano Zanin ao STF.

Damares declara votar contra indicação de Zanin ao STF e firma orações | Reprodução/Breno Esaki/ Metrópoles
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A senadora Damares Alves, do partido Republicanos do Distrito Federal, declarou neste sábado (10), que votará contra a indicação do advogado Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF). Zanin foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), para ocupar a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski na mais alta instância judicial do país, a Suprema Corte.

Em um comunicado divulgado à imprensa, a senadora Damares Alves reafirmou com firmeza sua posição contrária à indicação de Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com Damares, nada nem ninguém será capaz de alterar sua postura em relação a Zanin. Para a senadora, a nomeação feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viola o princípio constitucional da impessoalidade, uma vez que o advogado possui uma relação próxima com o presidente.

A aprovação da indicação de Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal requer a análise e avaliação pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. A CCJ, que tem como presidente Davi Alcolumbre, será responsável por conduzir o processo de análise da indicação, considerando sua adequação às normas e requisitos constitucionais.

Após ser avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, o nome de Cristiano Zanin será submetido à apreciação e votação no plenário da Casa Alta. Desde o anúncio de sua indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado tem buscado estabelecer contato com os senadores, a fim de promover debates e discussões acerca de sua nomeação para a Suprema Corte.

“Venho informar aos amigos, aos irmãos, aos correligionários e também aos adversários, que nem tentem falar comigo sobre a indicação do Dr. Zanin para o STF. Que fique claro desde já que meu voto será não e nada, nem ninguém, me fará mudar! Por favor, não insistam!”, abordou Damares.

A senadora afirmou que só irá dialogar com o indicado caso haja necessidade e somente se o partido Republicanos solicitar. Ela destacou que qualquer eventual reunião ocorrerá de maneira protocolar, com a presença dos demais parlamentares, seguindo todas as formalidades estabelecidas.

Damares também expressou sua opinião de que, caso o nome de Zanin seja aprovado pelo Senado, ela se verá na posição de "orar" para que o advogado possa se tornar um juiz justo e imparcial.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES