Datafolha: Aprovação do Governo Lula sobe e tem melhor índice no Nordeste

A região Nordeste é a que a gestão Lula tem a melhor avaliação; no Sul e entre os evangélicos observa-se o pior desempenho.

38% consideram o Governo ótimo ou bom e 31% consideram ruim ou péssimo | Ricardo Stuckert/PR
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal "Folha de S.Paulo" nesta quinta-feira, 14 de setembro, ofereceu insights sobre a percepção do público em relação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os resultados revelam uma polarização ainda latente. 

De acordo com a pesquisa, 38% dos entrevistados consideram o governo de Lula como ótimo ou bom, enquanto 31% o avaliam como ruim ou péssimo. 30% têm uma visão do governo como regular, enquanto 2% não souberam ou não opinaram sobre a administração de Lula.

Vale ressaltar que a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o levantamento foi conduzido com 2.016 pessoas em 139 cidades, entre os dias 12 e 13 de setembro.

Comparando com a pesquisa anterior, divulgada em 14 de junho, podemos observar uma leve melhoria na avaliação positiva de Lula, que subiu um ponto percentual, de 37% para 38%. No entanto, a reprovação registrou um aumento mais significativo, subindo quatro pontos, ultrapassando a margem de erro, e passando de 27% para 31%.

Ao analisar a aprovação do governo Lula por região e grupos demográficos, observamos algumas diferenças marcantes. Por exemplo, a aprovação é mais alta no Nordeste, atingindo 49% dos entrevistados. Além disso, pessoas com menor escolaridade apresentam uma aprovação mais elevada, chegando a 53%. Aqueles com menor renda também têm uma aprovação significativa, alcançando 43%.

Por outro lado, a reprovação é mais notável em algumas categorias específicas. Na região Sul do país, 39% dos entrevistados veem o governo de forma negativa. Entre os mais escolarizados, a reprovação também é de 39%. Pessoas que ganham de 5 a 10 salários mínimos registram uma taxa de reprovação de 44%, e entre os evangélicos, a reprovação é de 41%.

Quando questionados sobre suas expectativas em relação ao futuro do governo Lula, 43% acreditam que, daqui para frente, ele fará um governo ótimo ou bom, enquanto 28% esperam um governo ruim ou péssimo, e 26% esperam um governo regular. Apenas 2% não sabem ou não opinaram sobre o futuro governo de Lula.

Quanto ao desempenho do governo até o momento, 53% afirmam que o presidente fez menos pelo país do que esperavam, enquanto 25% acreditam que ele fez pelo país o que esperavam que ele fizesse. Apenas 17% acreditam que ele fez mais pelo país do que esperavam, e 3% não têm uma opinião clara sobre o desempenho até agora. Além disso, 2% deram outras respostas em relação ao desempenho do governo Lula.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES