
O novo presidente do Senado Federal Davi Alcolumbre (União Brasil - AP) já tem conversas marcadas com o Supremo Tribunal Federal visando o distensionamento das relações entre os poderes Legislativo e Judiciário, mas também tratar da questão das emendas parlamentares e as ações da corte relacionadas a elas.
ação relatada por flávio dino
O foco principal de Alcolumbre é a ação relatada pelo ministro Flávio Dino, que impõe regras que aumentam a transparência e rastreabilidade das emendas parlamentares. O presidente do Senado é a favor desse instrumento e, segundo seus aliados, muito do seu poder na casa está relacionada ao controle desses recursos.
Ainda segundo seus aliados, Alcolumbre pretende obter algum tipo de acordo antes da Audiência de Contextualização e Conciliação marcada pelo ministro Dino para o dia 27 de Fevereiro. O objetivo da audiência é verificar e garantir que o Congresso esteja seguindo as regras impostas pelo STF.
Na câmara, o novo presidente Hugo Motta (Republicanos - PB) á começou a discutir resoluções para a questão com líderes partidários.