Quatro deputados federais mudaram a declaração de cor ou raça entre as eleições de 2022 e 2024, de acordo com um levantamento. Benjamim (União-MA), Henrique Júnior (PL-MA), Nicoletti (União-RR) e Waldenor Pereira (PT-BA), que se declararam pardos na última eleição, agora se autodeclararam brancos. Uma mudança contrária à tendência nacional, onde mais candidatos são identificados como pardos para atender às cotas eleitorais.
uns se pronunciaram, outros ficaram calados
A equipe do Dr. Benjamim, que concorre à prefeitura de Açailândia (MA), afirmou que o deputado desconhecia a declaração de pardo em 2022, alegando "equívoco" no preenchimento anterior. Já Waldenor Pereira, que disputou a prefeitura de Vitória da Conquista (BA), explicou que sempre se tornou pardo, mas alterou a autodeclaração após questionamentos. Henrique Júnior, candidato em Timão (MA), não se pronunciou.
Nicoletti, que tenta a Prefeitura de Boa Vista (RR), teve sua candidatura barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, decisão que ainda cabe recurso. A assessoria dele alegou erro no preenchimento da declaração de 2024 e informou que o equívoco já foi corrigido. A vice de Nicoletti, Catarina Guerra, também enfrentou impedimentos no processo.
novas regras do TSE
As mudanças nas autodeclarações ocorrem em meio às regras mais rígidas impostas pelo TSE para o pleito de 2024. Uma das novas regras da Corte é que qualquer candidato que altere sua autodeclaração racial seja intimado para justificar a mudança, como parte de um esforço para garantir mais transparência nas eleições.
Para mais informações, acesse meionews.com