O deputado estadual Henrique Pires (MDB) participou da Abertura do Ano Judiciário 2023, ocorrido nesta quarta-feira, 24. Ele representou o presidente da Assembleia Legislativa e destacou a importância da cordialidade entre os Poderes e disse que toda vez que o Legislativo é convidado para participar de uma solenidade oficial no Tribunal de Justiça, a Casa se faz presente para discutir o que é importante para o Piauí.
Ele falou de sua expectativa para abertura do Ano Legislativo na próxima semana e disse estar otimista com o seu segundo mandato. “A expectativa é que a gente possa fazer mais, propor mais projetos que melhorem a qualidade de vida da população. O mandato passado foi de pandemia e neste espero que não seja tão mau para vida humana”, declarou.
Sobre os acordos e a eleição da Mesa Diretora, o deputado diz que o acordo feito para que o PT ocupe a presidência da Casa no primeiro biênio e o MDB, no segundo biênio está chancelado pelo governador Rafael Fonteles, o ex-governador Wellington Dias e o vice-governador Themístocles Filho.
Henrique Pires falou que já comandou a Funasa e disse estar torcendo para que o presidente Lula reveja essa questão da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e disse que a extinção do órgão é um tiro no peito do povo piauiense e nordestino.
“Não fui só presidente da Funasa, mas também secretário Nacional de Saneamento que é exatamente a pasta para onde estão levando o que sobraria da FUNASA. Espero sinceramente que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o senador Marcelo Castro e tantas pessoas pedindo para que essa questão seja revista”.