O deputado federal Merlong Solano (PT) participou de reunião nesta sexta-feira (24) com professores do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para discutir a implantação de um Doutorado Interinstitucional para docentes da instituição por meio de um convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O encontro foi realizado no campus Petrônio Portela, zona leste de Teresina.
Merlong explica que o Departamento de Economia articula a oferta da pós-graduação desde 2019 mas existem entraves, como a burocracia dos contratos entre as instituições e a defasagem orçamentária – uma vez que as planilhas financeiras foram feitas antes da pandemia e desde então os custos aumentaram muito.
“São problemas que prejudicam os professores, que estão ansiosos por esta capacitação. Sou professor da UFPI, fui aluno do curso de economia e sei da importância desta formação tanto para os docentes quanto para os alunos. Por isso, estou colocando o meu mandato à disposição dos colegas para buscarmos juntos uma solução, que pode ser via reitoria das duas instituições, via Ministério da Educação, via Capes, etc. O importante é que cheguemos a uma solução viável para a realização do Dinter”, disse o parlamentar.
O programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) é uma modalidade de pós-graduação ofertada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para docentes de Instituições de Ensino Superior. A Capes disponibiliza recursos de custeio e bolsas de doutorado.
“É um curso de doutorado em caráter temporário e sob condições especiais, caracterizadas pelo fato de parte das atividades de formação desses alunos serem desenvolvidas no campus de outra instituição. Neste caso, são 11 professores da UFPI e a oferta do doutorado ficaria a cargo da UFRJ, que disponibilizaria seus docentes para atuarem na pós-graduação aqui no estado. Vamos buscar este entendimento e garantir este benefício para nossos docentes”, finalizou Merlong.