Deputado Merlong Solano quer viabilizar curso de doutorado em Economia

Departamento de Economia articula a oferta da pós-graduação desde 2019.

Merlong Solano | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O deputado federal Merlong Solano (PT) participou de reunião nesta sexta-feira (24) com professores do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para discutir a implantação de um Doutorado Interinstitucional para docentes da instituição por meio de um convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O encontro foi realizado no campus Petrônio Portela, zona leste de Teresina.

Merlong explica que o Departamento de Economia articula a oferta da pós-graduação desde 2019 mas existem entraves, como a burocracia dos contratos entre as instituições e a defasagem orçamentária – uma vez que as planilhas financeiras foram feitas antes da pandemia e desde então os custos aumentaram muito.

Deputado Merlong Solano esteve reunido com professores na UFPI (Divulgação)

“São problemas que prejudicam os professores, que estão ansiosos por esta capacitação. Sou professor da UFPI, fui aluno do curso de economia e sei da importância desta formação tanto para os docentes quanto para os alunos. Por isso, estou colocando o meu mandato à disposição dos colegas para buscarmos juntos uma solução, que pode ser via reitoria das duas instituições, via Ministério da Educação, via Capes, etc. O importante é que cheguemos a uma solução viável para a realização do Dinter”, disse o parlamentar.

O programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) é uma modalidade de pós-graduação ofertada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para docentes de Instituições de Ensino Superior. A Capes disponibiliza recursos de custeio e bolsas de doutorado. 

“É um curso de doutorado em caráter temporário e sob condições especiais, caracterizadas pelo fato de parte das atividades de formação desses alunos serem desenvolvidas no campus de outra instituição. Neste caso, são 11 professores da UFPI e a oferta do doutorado ficaria a cargo da UFRJ, que disponibilizaria seus docentes para atuarem na pós-graduação aqui no estado. Vamos buscar este entendimento e garantir este benefício para nossos docentes”, finalizou Merlong.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES