Deputado protocola pedido de extinção do PL; ação é encaminhada a Moraes

Na petição à PGR, Janones destacou que o PL tem fomentado discursos de descrédito institucional, culminando em ações violentas contra o regime democrático

Alexandre de Moraes e Valdemar Costa Neto | Montagem/MeioNews
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O deputado André Janones (Avante-MG) formalizou, em 25 de novembro, um pedido à PGR para que fosse ajuizada uma ação no STF passando à extinção do Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro. Janones argumenta que o partido se envolveu em sucessivos atos antidemocráticos e extremistas, incluindo os eventos de 8 de janeiro de 2023 e o atentado à Suprema Corte no início de novembro deste ano. O caso agora será analisado pelo ministro Alexandre de Moraes.

justificativa de janones

O pedido foi enviado ao Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, que coordena as investigações sobre essas ações, em parceria com o STF. Janones sustentou que as práticas do PL representam uma ameaça à ordem democrática e à paz social, citando como exemplo os ataques realizados por membros ou simpatizantes da sigla. A petição também menciona a explosão frente ao STF, que resultou na morte de um homem-bomba, sem vítimas além dele.

Na petição à PGR, Janones destacou que o PL tem fomentado discursos de descrédito institucional, culminando em ações violentas contra o regime democrático. O parlamentar pediu uma intervenção urgente para preservar a estabilidade do Estado Democrático de Direito. Não há dados definidos para que o STF analise e decida sobre o pedido de extinção do partido.

Alexandre de Moraes, responsável pelos inquéritos relacionados aos atos antidemocráticos, agora deve avaliar o pedido feito por Janones. A decisão sobre a ação ainda depende do despacho do STF, que, até o momento, não indicou prazos para o processo.

Para mais informações, acesse meionews.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES