O desembargador Manoel de Sousa Dourado foi empossado nesta quarta-feira, 1º, no Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) como integrante da Corte estadual. O magistrado foi eleito na 38ª Sessão Extraordinária Administrativa do Tribunal do Pleno, ocorrida na última segunda-feira (30).
Para o presidente do TJ-PI, Desembargador Oliveira, a escolha de Manoel Dourado representa a grandiosidade do trabalho por ele desenvolvido e corrobora com o crescimento do Tribunal nestes 130 anos de história.
“Hoje assume o 107º desembargador do TJ-PI desde sua criação. Logo mais dia 1º de outubro o TJ-PI estará completando 130 anos e na data de hoje recebemos Dr. Dourado como desembargador. É um maranhense que desde muito jovem trabalho TJ, tendo começado sua carreira como Oficial de Justiça, chegando agora ao mais alto posto de sua caminhada. Recebemos-o com muita alegria e satisfação com o nosso colega. Como Juiz Auxiliar da nossa gestão tem ajudado muito no desenvolvimento de nossas ações e vai continuar ajudando como julgador do 2º grau e como coordenador de uma coordenadoria de assuntos institucionais que estamos criando, exatamente para que continue nos ajudando com seu trabalho”, destacou o presidente do TJ-PI.
Discurso
No discurso, o Desembargador Manoel Dourado lembrou de suas origens, dos pais, fez um resumo de sua carreira no judiciário piauiense e reforçou o compromisso de bem servir a sociedade e ao Judiciário do seu estado.
“Hoje encerramos um ciclo como juiz de 1º grau, mas seguiremos como magistrado, agora integrando um colegiado. Nossa missão continua sendo de bem servir à sociedade e ao TJ do Piauí. Estamos muito felizes com este momento, eu e toda minha família. Agradeço a cada servidor com quem tive o prazer de trabalhar até aqui e quem me conhece sabe, seguirei da mesma forma, não mudarei nada, continuaremos com o desafio de bem levar a justiça aos que por ela buscam no nosso judiciário”, enfatizou o novel desembargador do TJ-PI.
A posse do Desembargador Manoel Dourado contou com a presença do Corregedor Geral, Desembargador Fernando Lopes e os desembargadores Erivan Lopes, Raimundo Eufrásio, Hilo Almeida, e a Desembargadora Eulália Pinheiro. E ainda familiares, amigos, servidores, servidoras, magistrados e magistradas, advogados e advogadas que conviveram com o Desembargador Manoel Dourado ao longo de sua carreira.
A ESCOLHA
Manoel Dourado, que era Juiz Auxiliar da Presidência, foi escolhido dentre oito candidatos que concorriam pelo critério de merecimento, tendo alcançado a maior pontuação dentre os concorrentes com atribuição de 183,07 pontos, além de já ter figurado em outras duas listas tríplices. Com a pontuação final, dos oito candidatos, a lista tríplice foi composta pelos juízes: Manoel de Sousa Dourado, José Vidal de Freitas Filho, João Gabriel Baptista. O novo desembargador assume a vaga do Magistrado José Francisco do Nascimento, que se aposentou em 04 de julho deste ano.