O governador Wellington Dias (PT) pediu mais uma vez neste sábado, 04 de abril, que a população piauiense fique em casa. Mesmo com 22 casos confirmados no Piauí e quase 10 mil no Brasil, o líder estadual sintetizou que o número claramente é bem maior, mas com a falta de testes disponíveis há uma dificuldade para apontar uma situação mais próxima da realidade. Como a maioria dos infectados é assintomática, o único caminho é manter a política de evitar aglomerações.
“Este dado que o Brasil tem quase 10 mi casos e o Piauí 22 não é verdadeiro, fizemos só 800 exames, precisamos fazer 200 mil/300 mil exames para ter um número mais real. E estamos cobrando junto ao Congresso Nacional, o Ministro da Saúde para que isso possa acontecer”, afirmou em transmissão ao vivo.
O governador sinalizou que o Consórcio Nordeste vem atuando no sentido de viabilizar o monitoramento por meio de um aplicativo da população da região. “Daí veio a ideia do aplicativo, que garante as condições através do celular de dizer os sintomas que está sentindo, e ao colocar esse aplicativo tem uma sala de situação com profissionais, pessoas da área da saúde e com isso é possível se garantir que as pessoas sejam receitadas, consultadas e encaminhadas para o atendimento adequado. Vamos acionar a rede municipal, com a rede estadual para acompanhar, e óbvio que o aplicativo vai pedir outras informações, como por exemplo, se a pessoa tem diabetes, pressão alta”, afirmou.
Por fim, o governador fez um apelo. “Peço que todos possam contribuir: que evitem viajar, fiquem em casa. Eu sei que não é fácil, evitar seja de carro próprio, ônibus, qual for a alternativa, evitar esse deslocamento. Quero fazer o meu agradecimento e com certeza quero agradecer”, complementou.