O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, afirmou, durante palestra nesta sexta-feira (15) no Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral com o tema: "O papel do Supremo em matéria eleitoral", falou sobre democracia e liberdade. Segundo o ministro, "quanto mais, melhor".
"Quanto mais liberdade nós tivermos, vai ser melhor para a democracia. Nós temos muitos regramentos e nós vamos estabelecendo regras, regras e regras. E nós vamos burocratizando", disse.
Ainda conforme o ministro, "no Brasil, o estado veio antes da sociedade. Então, a sociedade quer tudo do estado. Nós somos estado-dependentes, nós somos viciados em estado. A gente não consegue viver sem estado".
Ministro também comentou sobre a fragmentação partidária no país e ressaltou que há falta de unidade de propósitos.
"Nós estamos a poucos meses da eleição presidencial, quatro meses, quem apresentou um projeto de nação? Quem apresentou uma proposta para o Brasil? Absolutamente ninguém", afirmou Toffoli.
Ao falar sobre o papel da sociedade, o ministro citou a seleção brasileira. "A sociedade não sabe quem são os 11 titulares da seleção, mas sabe quem são os 11 ministos do supremo. Eu acho muito bom", concluiu o ministro.