A presidente Dilma Rousseff sancionou uma lei que cria quatro universidades federais nas regiões Norte e Nordeste do país. A medida foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) na última quarta-feira (5).
Duas das universidades serão construídas no estado da Bahia, a UFOB na região oeste do estado e a UFESBA, no sul do estado. Já as outras duas serão no Sudeste do Pará (Unifesspa) e no Cariri (UFCA), no Ceará.
Ao todo, as universidades ofereceram 145 cursos e mais de 38 mil vagas para os estudantes. De acordo com a presidente, na escolha dos novos campi, foram consideradas a capacidade de irradiação do ensino das regiões.
?Criar universidades é um ato importante porque, além de criar oportunidades, tem um efeito transformador nas pessoas, nas regiões e no país. (?) E, principalmente, quando a gente sabe que o Brasil teve um processo longo para que essa questão, que é crucial, a questão do acesso a educação, principalmente da educação universitária, fosse colocada como uma questão fundamental de governo?, finaliza.