O ministro da Justiça Flávio Dino (PSB) publicou a portaria que dispõe sobre a mobilização de Policiais Militares dos Estados do Ceará, Bahia, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte, Maranhão, Goiás e Rio Grande do Sul para emprego na Força Nacional de Segurança Pública, para pôr termo ao grave comprometimento da ordem pública em Brasília, Distrito Federal.
O ato foi publicado no Diário Oficial da União, e confirma a disposição dos agentes para atuação na capital do país até o dia 31 de janeiro de 2023, data em que se encerra a intervenção federal na Segurança Pública do DF. O Piauí disponibilizou 40 agentes para participarem da Operação, ao todo, os entes nordestinos encaminharam mais de 330 homens e mulheres das forças policiais.
Dino sinaliza na Portaria que caberá ao Secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública e ao Comandante da Força Nacional adotar as providências visando à efetivação da medida.
GABINETE DE CRISE - O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI), instituiu, ainda na noite domingo (8), o Gabinete de Crise contra Atos Antidemocráticos (GCAA). O objetivo é efetivar o conjunto de ações necessárias à prevenção, antecipação e resolução da crise instituída pela ação de grupos terroristas contra as instituições da República e contra o estado democrático de direito. O gabinete se soma a outras ações, determinadas no Piauí, para combater os atos terroristas ocorridos em Brasília (DF), com atentados ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF).