O secretário estadual de Governo, Wilson Brandão (PSB), informou que o Governo deve resolver até o final do ano, o financiamento da dívida pública do Estado. Segundo ele, o Piauí paga por ano, de 13 a 17% de juros da dívida o que tem se tornado ?insuportável? financeiramente, emperrando o crescimento econômico do Estado.
Wilson afirmou que no ano passado o Estado pagou o valor de R$ 400 milhões da dívida e esse ano o valor deve chegar a R$ 710 milhões. ?Para um Estado com todos os problemas econômicos e estruturais como o Piauí possui, essa situação se torna insuportável. Mas o governador Wilson Martins tem buscado junto ao Tesouro Nacional resolver essa questão?, disse.
De acordo com o secretário, enquanto o financiamento em longo prazo, desejado pelo Governo estadual, não é atendido pela União, o governador tem apertado os gastos para manter o Estado funcionando. ?É preciso apertar de um lado, diminuir em outro, buscar as alternativas que são possíveis para continuarmos trabalhando?, concluiu. (L.B)