Dívida dos estados: governadores do Nordeste pedem mudanças a Pacheco

A proposta inclui a criação de um fundo de equalização, que atualmente receberia 1% da dívida, mas que os governadores do Nordeste querem ver elevado para 2%

Rodrigo Pacheco - presidente do Senado | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na quarta-feira (7), os governadores do Nordeste se encontraram com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSDB-MG), para discutir o projeto de lei que propõe a renegociação da dívida dos estados. No encontro realizado na residência oficial de Pacheco, os chefes dos Executivos estaduais solicitaram alterações no projeto, destacando a necessidade de ajustes nos critérios de repasse do fundo de equalização da dívida e na porcentagem destinada a ele.

critério para repasses do fundo de equalização

Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte e presidente do Consórcio Nordeste, defendeu que o critério para os repasses do fundo de equalização seja alinhado ao usado no Fundo de Participação dos Estados (FPE). Bezerra também pediu que a porcentagem repassada ao fundo seja aumentada de 1% para 2%, afirmando que a proposta inicial não contempla adequadamente os estados menos endividados.

Bezerra ressaltou a injustiça com os estados que estão com as contas em dia e fizeram o "dever de casa", sugerindo que esses estados também devem ser beneficiados nas negociações. “Não é justo que os estados que cumpriram suas obrigações sejam prejudicados em favor dos endividados", declarou a governadora, enfatizando a necessidade de considerar as desigualdades regionais na renegociação.

dívida recalculada com base no IPCA

O projeto em andamento propõe que a dívida dos estados seja recalculada com base no IPCA mais 4% ao ano, com a possibilidade de redução dos juros e outras condições favoráveis. A proposta inclui a criação de um fundo de equalização, que atualmente receberia 1% da dívida, mas que os governadores do Nordeste querem ver elevado para 2%.

consenso entre senadores

Pacheco, em nota, informou que pretende votar o texto na próxima semana e está trabalhando para alcançar um consenso entre os senadores antes do início das campanhas eleitorais. Além disso, os governadores solicitaram a inclusão de uma permissão para a renegociação das dívidas com instituições bancárias, um tema que pode ser incluído no projeto, conforme indicado pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT).

Para mais informações, acesse meionews.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES