O prefeito Dr. Pessoa foi recebido nesta quinta-feira, 27, pelo Delegado José Antônio Simões de Oliveira Franco, superintendente regional da Polícia Federal no Piauí, para assinatura de novo acordo de cooperação técnica entre a Guarda Municipal de Teresina e a Polícia Federal com duração de 10 anos.
De acordo com o comandante da Guarda Municipal, André Viana, o acordo permite a licença para que Guarda Municipal de Teresina possa utilizar arma de fogo em serviço.
Com um efetivo de 359 guardas, desses com 100 mulheres e ano que vem o prefeito sinalizou um novo concurso para Guarda Municipal, que segundo o secretário de Governo, André Lopes, a lei permite um efetivo de 500 pessoas.
"Estamos trabalhando para a partir do início do ano fazer um novo concurso, disse o comandante André Viana, informando ainda que em dezembro, a Guarda Municipal vai receber espingardas e no início do ano haverá nova licitação para aquisição de carabina, armas longas e necessárias para uso dos operadores que atuam no papel de contribuir para segurança pública.
"Ela contribui com a segurança pública e com o cidadão de uma bem tranquila. Mas também existem operações integradas como agora nas eleições quando fazemos parte do esquema de segurança, em outros eventos que a Polícia Militar nos convoca", disse André Viana.
De acordo com Dr. Pessoa, a Prefeitura foi bem recebida e foi renovado acordo de cooperação técnica com a Polícia Federal.
Previsão de concurso
O secretário André Lopes informou que hoje há uma série de licitações em andamento para aquisição de coletes, de novo fardamento e de outras viaturas. "Existe uma série de coisas que estamos fazendo e que vão se concretizar em melhorias para Guarda Municipal", disse, citando a sede nova da corporação que já é uma grande vitória.
André Lopes falou ainda da possibilidade de concurso para Guarda Municipal. "A lei que institui a Guarda, autoriza até 500 guardas e temos cerca de 360. Ainda há espaço para este acréscimo. Vai depender do que analisarmos durante a execução orçamentária", informou.
O secretário falou ainda que deve participar da audiência pública na Câmara Municipal sobre o orçamento e disse que a discussão sobre distribuição dos recursos é normal e declarou que o fato dos investimentos que serão feitos na Guarda Municipal.