A Prefeitura de Teresina ampliou a lista de exonerações, com mais de 90 servidores comissionados de cargos de confiança dispensados nesta última atualização no Diário Oficial. Com essas novas dispensas, o número de servidores desligados da administração municipal já chega a 470.
A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) foi a mais impactada, com 34 cortes de comissionados, seguida por pastas como a de Planejamento (Semplan), Educação (Semec), Procuradoria Geral do Município (PGM) e Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Sul.
Essas exonerações fazem parte de um esforço fiscal iniciado em 14 de outubro, quando a prefeitura promoveu as primeiras 40 dispensas. Desde então, a administração já havia anunciado outros desligamentos, incluindo 275 na última quarta-feira (23) e 26 na quinta-feira (25). A meta da gestão é reduzir até 30% do quadro de comissionados, buscando uma economia de R$ 20 milhões até o fim do ano.
A estimativa é que os ajustes nas despesas de pessoal, que incluem também cortes em gratificações, gerem uma economia mensal de cerca de R$ 10 milhões.
Entre as áreas impactadas, as exonerações foram distribuídas da seguinte forma:
- Semcaspi: 34
- Semplan: 20
- PGM: 15
- Semec: 13
- SAAD Sul: 13
- Grupo de Trabalho – Lagoas do Norte: 5
Essas medidas são justificadas pelo alto custo da folha de pagamento e visam preparar o cenário financeiro para a próxima administração, que será liderada pelo prefeito eleito Silvio Mendes (União Brasil).