Nesta terça-feira (17), espectadores de todo o país poderão acompanhar um eclipse parcial da Lua. O fenômeno será visível também na América do Norte (exceto no Alasca), Europa, grande parte da África, Ásia Ocidental e partes da Antártida.
Esse tipo de eclipse ocorre quando a Lua e o Sol estão em lados opostos da Terra. Durante o eclipse lunar, a Lua é obscurecida pela sombra da Terra, que é dividida em dois tipos: a umbra e a penumbra.
A umbra é a parte da sombra que não recebe luz solar, enquanto a penumbra é a área mais clara que ainda recebe alguma luminosidade do Sol. No eclipse lunar, quando a Lua entra na penumbra, ocorre o eclipse penumbral; quando avança para a umbra, temos o eclipse parcial. O eclipse total acontece quando a Lua está completamente na umbra.
Nesta terça (17), espectadores de todos os estados do Brasil poderão observar o eclipse parcial (se as condições climáticas permitirem). A Lua escurecerá parcialmente, mas não desaparecerá, pois, embora entre totalmente na penumbra, apenas cerca de 3,5% de sua superfície será coberta pela umbra, criando o efeito de uma "mordida".
Horário e visibilidade
Segundo o ON, o eclipse parcial desta terça durará aproximadamente 1h. O pico do evento será perto das 23h44 no horário de Brasília, mas o eclipse deve começar perto das 21h41 (a fase penumbral, não visível a olho nu).
Confira a previsão, ainda segundo o ON:
- Início do eclipse penumbral às 21:41:07 (NÃO visível a olho nu)
- Início do eclipse parcial às 23:12:58
- Máximo do eclipse parcial às 23:44:18
- Fim do eclipse parcial já no dia 18 às 00:15:38
- Fim do eclipse penumbral no dia 18 às 01:47:27 (NÃO visível a olho nu)