O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, apresentou, nesta terça-feira (09) um requerimento para cobrar informações sobre os gastos da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Reino Unido. Lula viajou para o país europeu na última semana para participar de uma série de eventos, incluindo a coroação do rei Charles III
O requerimento é direcionado ao Ministro Chefe da Casa Civil, Rui Costa. Entre as informações, Eduardo quer que sejam detalhadas as origens e valores de gastos com passagem, transporte, hospedagem e alimentação do presidente durante a viagem.
O deputado questionou por que o governo optou por um hotel de luxo em vez de utilizar a residência oficial do embaixador brasileiro no país, e quais critérios foram utilizados na escolha do hotel Marriott Grosvenor House London. Ele também pediu informações sobre o valor da diária e o total gasto com hospedagem, já que um andar inteiro teria sido reservado para a comitiva do ex-presidente. Além disso, Eduardo Bolsonaro quer saber quem integrou a comitiva, e quais foram os demais gastos detalhados com hospedagem, passagens e alimentação.
Em sua justificativa, Eduardo Bolsonaro disse que o Brasil enfrenta uma crise econômica e social e que, por essa razão, se torna "fundamental saber se os recursos públicos estão sendo utilizados de forma responsável e transparente".
É importante conhecer todos esses valores e informar a população brasileira, uma vez que lamentamos que o atual Governo opte por gastar recursos públicos com viagens luxuosas ao invés de investir em benefício da população. Enquanto muitos brasileiros lutam para sobreviver com a falta de empregos e de recursos básicos para viver com dignidade, é inadmissível que o Governo gaste com diárias de R$ 95 mil.
Ademais, o deputado reforçou que os valores investidos na viagem do presidente deveriam ter sido realocados para áreas como saúde e educação. Eduardo ainda classificou as viagens diplomáticas do presidente Lula como "Luxuosas"
Defendemos e acreditamos que um Governo consciente e responsável deve priorizar os investimentos em saúde, educação, segurança e infraestrutura, que são áreas fundamentais para o desenvolvimento do país e para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros, e jamais alocar dinheiro público em viagens luxuosas como tem feito o atual presidente.