O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), agradeceu seu namorado em seu discurso de posse, neste domingo (1º/1). Leite, que foi alvo de diversos ataques homofóbicos, inclusive durante a campanha eleitoral, disse que o RS "não tem uma primeira-dama, mas tem alguém que é de verdade".
A frase dita por Leite é uma referência a um dos ataques sofridos pelo deputado federal Onyx Lorenzoni (PL), que foi seu principal concorrente nas eleições. Durante a campanha, em uma das suas propagandas eleitorais, Onyx disse que se fosse eleito o estado teria "uma primeira-dama de verdade".
"Muito obrigado, Thalis, por me acompanhar nessa jornada, por entender, compreender. O Rio Grande do Sul não tem um primeira-dama, mas tem alguém que é de verdade, podem ter certeza!", disse o governador.
A cerimônia de Eduardo Leite aconteceu na Assembleia Legislativa do estado, em Porto Alegre.
Trajetória de política de Eduardo Leite
Leite volta a governar o estado do Sul após divergências em sua trajetória política. Ele havia desistido do cargo de governador diante da possibilidade de concorrer à Presidência da República. Contudo, não chegou a ter a sua candidatura lançada pelo PSDB e voltou a se candidatar ao cargo de governador.
Durante a corrida presidencial, Leite não declarou voto, nem no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nem no presidente Jair Bolsonaro (PL). Para ele, declarar o seu voto poderia influenciar a política estadual do Rio Grande do Sul.