Mesmo com as regras de vedação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que proíbem nomes que atentem contra o pudor ou sejam considerados ridículos, candidatos continuam encontrando formas de burlar essas diretrizes para chamar a atenção dos eleitores.
Estratégia
Os apelidos são muitos, alguns curiosos, outros muito irreverentes. Tudo para atrair a atenção do eleitor nas eleições municipais de 2024. A intenção é se destacar entre os inúmeros candidatos.
Casos
Um exemplo é o candidato Bola de Fogo Zero Meia Dois, nome adotado por Andreando Firmino de Oliveira, que concorre ao cargo de vereador em Goiânia pelo PSOL. Outros candidatos que seguem a mesma linha incluem Divanessa Barriga Cheia, que concorre em Maceió, e Alaide Obrigada de Nada, candidata em Belo Horizonte. Esses nomes inusitados são formas criativas de atrair o voto popular.
Nomes pelo interior
Há candidatos como Rosinaldo Já Morreu, comerciante de Arcoverde (PE), e Keila Acaba Não Mundão, que possui 255 mil seguidores no Instagram e é candidata no Rio de Janeiro. Essas figuras têm apostado no uso de apelidos engraçados ou chamativos, transformando a irreverência em ferramenta de comunicação política.
Marca registrada
Além disso, nomes com o termo "piroca" também aparecem nas listas de candidatos. Entre eles, Tihago de Piroca e Daniela de Piroca, ambos candidatos em Itabaianinha (SE), além de Piroca Cabelereiro, em Ubaíra (BA), e Zé do Piroca, que concorre em Manhuaçu (MG). Esses candidatos já participaram de outras eleições e utilizam o apelido como uma marca registrada.
Casca de Bala
Outros apelidos peculiares também podem ser encontrados nas urnas, como Luci de Almeida Casca de Bala, em Rio Branco (AC), George o Gordinho da Favela, em Salvador (BA), e Alemão du Gás TchêTchêTcheeee, em São Paulo (SP). Mesmo com as regras mais rígidas do TSE, o uso de apelidos humorísticos se mantém como uma prática comum no cenário eleitoral brasileiro.
Confira outros apelidos
. Luci de Ameida Casca de Bala (PV), Rio Branco.
. George o Gordinho da Favela, George Carlos Pereira (PP), Salvador.
. Aonde É, Antônio Farias de Sousa (Agir), Fortaleza.
. Alemão du Gás TchêTchêTcheeee, Ailton Ribeiro da Silva Filho (Novo), São Paulo.
. Zói Bad Boy o Retorno, Márcio Rodrigues Cordeiro (PSD), Belo Horizonte.
. Railtão Top dos Top's, Francisco Railton Cacau de Souza (PP), Rio Branco.
. Piscou Não Viu, Anderson Hartt (PL), Cerqueira César (SP).
. Pinto Louco, Antonio Marcos Dos Santos Junior (Agir), Brejo Grande (SE).
. Chefe Pivete, Sindiclei Carvalho dos Santos (Podemos), Salvador.
. 100 Mizéria é o apelido de Francisco Miguel de Andrade Miranda (Solidariedade), São Paulo.