100 Mizéria e Pinto Louco: confira os apelidos mais “esquisitos” que disputam eleições

Mesmo com as vedações do Tribunal Superior Eleitoral, candidatos encontram meios de burlar e fazer registros com nomes “ridículos”

Urna eletrônica | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Mesmo com as regras de vedação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que proíbem nomes que atentem contra o pudor ou sejam considerados ridículos, candidatos continuam encontrando formas de burlar essas diretrizes para chamar a atenção dos eleitores. 

Estratégia

Os apelidos são muitos, alguns curiosos, outros muito irreverentes. Tudo para atrair a atenção do eleitor nas eleições municipais de 2024. A intenção é se destacar entre os inúmeros candidatos.

Casos

Um exemplo é o candidato Bola de Fogo Zero Meia Dois, nome adotado por Andreando Firmino de Oliveira, que concorre ao cargo de vereador em Goiânia pelo PSOL. Outros candidatos que seguem a mesma linha incluem Divanessa Barriga Cheia, que concorre em Maceió, e Alaide Obrigada de Nada, candidata em Belo Horizonte. Esses nomes inusitados são formas criativas de atrair o voto popular.

Nomes pelo interior

Há candidatos como Rosinaldo Já Morreu, comerciante de Arcoverde (PE), e Keila Acaba Não Mundão, que possui 255 mil seguidores no Instagram e é candidata no Rio de Janeiro. Essas figuras têm apostado no uso de apelidos engraçados ou chamativos, transformando a irreverência em ferramenta de comunicação política.

Marca registrada

Além disso, nomes com o termo "piroca" também aparecem nas listas de candidatos. Entre eles, Tihago de Piroca e Daniela de Piroca, ambos candidatos em Itabaianinha (SE), além de Piroca Cabelereiro, em Ubaíra (BA), e Zé do Piroca, que concorre em Manhuaçu (MG). Esses candidatos já participaram de outras eleições e utilizam o apelido como uma marca registrada.

Casca de Bala

Outros apelidos peculiares também podem ser encontrados nas urnas, como Luci de Almeida Casca de Bala, em Rio Branco (AC), George o Gordinho da Favela, em Salvador (BA), e Alemão du Gás TchêTchêTcheeee, em São Paulo (SP). Mesmo com as regras mais rígidas do TSE, o uso de apelidos humorísticos se mantém como uma prática comum no cenário eleitoral brasileiro.

Confira outros apelidos

. Luci de Ameida Casca de Bala (PV), Rio Branco.

George o Gordinho da Favela, George Carlos Pereira (PP), Salvador.

Aonde É, Antônio Farias de Sousa (Agir), Fortaleza.

Alemão du Gás TchêTchêTcheeee, Ailton Ribeiro da Silva Filho (Novo), São Paulo.

Zói Bad Boy o Retorno, Márcio Rodrigues Cordeiro (PSD), Belo Horizonte.

Railtão Top dos Top's, Francisco Railton Cacau de Souza (PP), Rio Branco.

Piscou Não Viu, Anderson Hartt (PL), Cerqueira César (SP).

Pinto Louco, Antonio Marcos Dos Santos Junior (Agir), Brejo Grande (SE).

Chefe Pivete, Sindiclei Carvalho dos Santos (Podemos), Salvador.

100 Mizéria é o apelido de Francisco Miguel de Andrade Miranda (Solidariedade), São Paulo.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES