Exclusivo Candidatos à Câmara de Teresina se enfrentam em debate do Grupo Meio

O debate, conduzido pelo jornalista Ari Carvalho, foi realizado pela TV Jornal e é uma inovação e conta com a participação democrática de todos os partidos

Debate TV Jornal | Raíssa Morais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Grupo Meio segue inovando e assumindo o compromisso com a democracia nas eleições de 2024. Por essa razão, o programa Banca de Sapateiro iniciou, nesta quinta-feira (29), uma série de cinco debates com candidatos ao legislativo municipal. Na edição de estreia, participam os candidatos Vinicio Ferreira (PSD), Antonio José da Paz (PDT) e Evandro Marques (Podemos). 

O debate, conduzido pelo jornalista Ari Carvalho, foi realizado pela TV e Rádio Jornal e conta com a participação democrática de todos os partidos, que fazem a indicação dos nomes dos participantes.

O primeiro bloco do debate teve a condução do mediador ao realizar uma pergunta de tema livre para cada candidato, dando o tempo de dois minutos para resposta. A primeira pergunta foi para o candidato Vinicio Ferreira, do PSD. Ari quis saber sobre a relação do vereador com a gestão do prefeito Dr. Pessoa, uma vez que havia inicialmente se declarado "independente". Em sua repsosta, o vereador destacou que sempre votou, e que continuará votando o que for de interesse para Teresina.

Estive votando em projetos por posição partidária, o partido que fazia parte orientava nesse sentido. Éramos aliados, mas não tivemos párticipação direta na gestão no primeiro escalão, mas fizemos parte. Nós entendemos que a gestão não respondia a expectativa da população teresinense. Mas até hoje, o que for de interesse da população de Teresina, vou continuar votando. Entendemos que a gestão desfocou da realidade. Haja vista, a quantidade absurda de asfalto, quando temos vários outros problemas. No final, é mais maléfico, do que benéfico. 

O segundo a responder foi Antonio da Paz. Ele, que também é líder comunitário, foi questionado sobre propostas para a zona Norte. Como resposta, Paz defendeu a educação e a geração de emprego e renda para atender a população não só da zona Norte, mas de toda a capital.

Observamos uma carência muito grande. Os braços da prefeitura não tem chegado às comunidades. Desde muito cedo, observei que pra crescer na vida, precisamos de estudo e trabalhos. Temos a qualificação profissional, a geração de emprego e renda através da reciclagem. A legislação de Teresina é muito rasa, a cidade se afundando em lixo e as nossas pautas trazem essa bandeira. O município não tem enxergado essas necessidades

Por fim, o candidato Evandro Marques, liderança comunitária da Zona Sul, respondeu sobre défcit habitacional. Ele afirma que Teresina voltou a ser uma cidade com moradores de rua.

Sou oriundo do movimento social e comunitário. É com muita tristeza que observamos essa situação na cidade de Teresina, a falta de moradia digna, onde as pessoas possam se sentir cidadãos. Teresina está voltando a ter moradores de rua. Foram construidos residenciais sem a estrutura mínima das pessoas permancerem. As pessoas foram colocadas sem a estrutura básica para residir nessas localidades. Quero fazer um debate aprofundado sobre moradia.

Na segunda rodada do debate, houve um embate direto, com candidato perguntando diretamente para candidato. Em sorteio, o candidato Evandro Marques iniciou a rodada questionando Vinício sobre saúde.

Evandro: Vemos uma gestão que não deu conta do recado, desacreditada. Filas quilométricas. Vimos com exceção a falta de fiscalização, voltando a Câmara o que fará para mudar o quadro?

Vinicio: A casa legislativa nunca se furtou a esse debate. Todos os presidentes da FMS que passaram foram convocados, chamados a Câmaras para explicar as situações e apontar uma saída. Os 29 vereadores que estão lá sempre procuraram uma saída. Quase todos os colegas colocaram suas emendas para compra de remédios e revitalização de UBS. O que falta é o retonro do executivo. Estamos falando com uma parede.

Vinício pergunta para Antonio Paz sobre geração de emprego

Vinício: Hoje há uma orda de desempregados, desocupados andando por Teresina, qual projeto você tentaria colocar para empregar  esse número de desocupados?

Paz: Temos pautas bem firmes nessa demanda. Defendenmos essa pauta há 14 anos. Temos de pauta revitalizar o sistema de qualificação de Teresina. Nossa proposta é levar para os centros, para os bairros, para se ter uma profissão com qualificação.O modelo atual está defasado, não chega na população. Na minha instituição esses serviços já são ofertados.  Nossa ideia é propor legislação.

Paz pergunta Evandro Marques sobre Educação

Paz: Temos um sistema bem defasado com professores sem progressão, prédios defasados, mães que precisam mudar de bairro para matricular seus filhos. Qual sua proposta nessa área?

Evandro: Iremos sentar com a categoria e ouvir. Infelizmente os professores não tem tido essa voz, esse apoio. Os professores tem sido pisoteados, mesmo com grandes profissionais. Basta ver as unidades que temos hoje em Teresina. Precisamos fazer uma discussão sobre fardamento escolar, que devia ter uma ação da gestão. Hoje, existe uma lista até para os pais comprarem material de higiene.

Na terceira rodada, as perguntas continuaram sendo de candidato para candidatos. No entanto, com temas livres.

Vinício pergunta para Antonio Paz

Vinício: Teresina tem retrocedido na assistência social, várias pessoas com benefícios cortados, sem moradia. Caso chegue a câmara, qual a proposta do senhor?

Antonio: Eu trabalhei 10 anos com a população de rua. Hoje nem moradia existe. Nas margens da nossa cidade, várias invasões. Me permita fazer uma crítica, temos uma câmara municipal que foi omissa, não foi combativa por essa população. As casas de recuperação, centros terapeúticos todos mantidos por entidades religiosas. Nem a questão cadastral de assentamentos hoje é feita. Nossa ideia é mapear, organizar. 

Paz pergunta para Evandro Marques

Paz: estamos uma cidade que está se afundando em lixo, em relação ao Meio AMbiente qual a sua proposta?

Evandro: Hoje a cidade é a cara do gestor. Faltou atuação da câmara municipal que saíssem dos seus gabinetes. Agora é muito fácil apontar o Dr. pessoa como culpado em tudo e só agora sair dos gabinetes. Um vereador custa 4 milhões por ano. E tem a inoperância do poder municipal e sendo assistido pela Câmara municipal. No lixão, temos uma cooperativa que estão trabalhando de forma indigna. 

Evandro pergunta para Vinício

Evandro: O atual gestor foi eleito com a pauta de melhorar o transporte público e a gente tá vendo o contrário. Está rodando com aproximadamente 250 ônibus, o que o senhor pretende fazer?

Vinício: Nessa legislatura, a câmara promoveu uma CPI do transporte público, onde apontamos várias falhas no sistema e apresentamos algumas soluções. Temos a expectativa de, chegando junto ao prefeito Fábio, vamos tentar fazer com que o transporte não só retorne ao que era antes, como melhore. Haja modernização, aumento da frota, trazendo dignidade para o trabalhador.

Na terceira e última rodada, cada candidato teve o tempo de um minuto para pedir expressamente e diretamente o voto ao eleitor teresinense. Na próxima quinta-feira, novos três candidatos se enfrentarão no debate promovido no Banca de Sapeteiro, a partir das 11h00.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES