A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou que o ambiente de votação neste domingo, 27 de outubro, data do segundo turno das eleições municipais, tem sido de tranquilidade. Segundo dados da Corte Eleitoral, aproximadamente 34 milhões de eleitores devem ir às urnas para eleger seus prefeitos.
“Não houve intercorrências nem fora do que seria previsto, nem um número de urnas devidamente distribuídas e em andamento no trabalho, sem nenhum tipo de dificuldade. Nós tememos pelas condições climáticas em alguns locais que até agora continuam também sem um tipo de problema. Então, o que nós agora queremos é que termine este domingo com o mesmo clima de tranquilidade, de direitos exercidos sem qualquer tipo de obstáculo”, declarou a ministra.
Até as 14h, a Polícia Federal (PF) registrou 14 ocorrências relacionadas ao processo eleitoral em estados das regiões Sudeste, Norte e Nordeste. A corporação informou também que 18 pessoas foram encaminhadas às delegacias e que houve apreensão de R$ 93,6 mil em valores e bens.
O segundo turno ocorre em 51 municípios, sendo 15 deles capitais. A votação segue das 8h às 17h (horário de Brasília).
Na parte da manhã, Cármen Lúcia votou no Colégio Santo Agostinho, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A ministra reforçou a importância do comparecimento às urnas, destacando o ato como um dever cívico de cada cidadão. Ela também alertou para que eleitores estejam atentos às condições climáticas, a fim de reduzir abstenções.
“Na medida da condição de cada um que compareça mais cedo, porque final de tarde, em locais onde há previsão de chuvas, isto pode aumentar, nós estamos numa primavera. Então, o meu pedido é muito que a gente continue e, como eu sempre digo, termine este dia com dever cumprido democraticamente e sem novidades, que não a força maior da democracia por meio de um processo eleitoral”, completou.
O primeiro turno das eleições, realizado no dia 6 de outubro, contou com a participação de 122 milhões de brasileiros, representando 78,29% do eleitorado apto, conforme informações do TSE.