O candidato a vereador Luís Carlos Santos Varela, de 34 anos, foi apontado como o responsável pelo assassinato de uma mulher de 25 anos na madrugada desta sexta-feira (4), em Anita Garibaldi, região da Serra catarinense. Após cometer o crime, Varela tirou a própria vida, segundo a Polícia Civil.
A vítima, identificada como Cristiane Aguiar, era companheira de Varela, com quem tinha dois filhos, de 6 e 8 anos. De acordo com o delegado Tiago Gonçalves Escudeiro, Varela já tinha histórico de violência doméstica. O partido Republicanos, ao qual ele estava filiado, confirmou a identidade da mulher e lamentou o ocorrido em nota oficial, repudiando qualquer tipo de violência, sobretudo contra mulheres.
A Polícia Civil informou que o crime foi motivado por ciúmes após uma discussão que teve início quando Cristiane voltou de um jantar com amigos. O investigador explicou que Varela, embriagado e em crise de ciúmes, atacou a mulher com uma faca durante a briga. Cristiane foi ferida na região abdominal, levada ao hospital, mas não resistiu.
Os filhos do casal, segundo a polícia, não testemunharam o feminicídio, embora tenham visto o pai ensanguentado e tentando esconder a arma do crime. O celular de Varela está sendo analisado para que a polícia possa esclarecer melhor os detalhes do ocorrido.
Varela, nascido em Anita Garibaldi, já havia disputado as eleições municipais em 2020 pelo MDB.