Exclusivo Fábio Novo quer replicar modelo do HU na rede de saúde de Teresina

Com 90 unidades básicas de saúde, 10 hospitais e três unidades de pronto-atendimento na rede municipal, Novo pautou a necessidade de garantir serviços de qualidade e com celeridade.

Fábio Novo participou de sabatina no programa Notícias da Boa, na Rádio Jornal. | Raissa Morais/MeioNews
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Iniciando uma série de sabatinas no programa Notícias da Boa, na Rádio Jornal, com os candidatos mais bem posicionados na última pesquisa DataMax à Prefeitura de Teresina, o pleiteante do Partido dos Trabalhadores, Fábio Novo, destacou nesta terça-feira, 24 de setembro, suas propostas para áreas nevrálgicas da capital piauiense, como saúde, educação, transporte público e segurança. 

Com 90 unidades básicas de saúde, 10 hospitais e três unidades de pronto-atendimento na rede municipal, Novo pautou a necessidade de garantir serviços de qualidade e com celeridade. De acordo com ele, hoje falta papel, remédio, itens básicos no sistema de saúde local

Leia Mais

Fábio Novo participou de sabatina no programa Notícias da Boa, na Rádio Jornal (Foto: Raissa Morais/MeioNews)

“Vamos ter que reorganizar todo o sistema de atenção básica, que é o papel do município. (…) A ideia é que a gente possa diminuir drasticamente essa fila, que seja uma fila suportável”. 

Fábio reverberou que vai aderir à telessaúde e aos Mais Médicos, dando mais opções ao teresinense e agregando novos profissionais nas unidades municipais. Ademais, em relação ao atendimento a pacientes do interior e de outros Estados, o petista cravou que tudo será resolvido com o diálogo

“Não dá para ter uma regulação municipal e uma regulação estadual, é preciso entrar em um entendimento, construir pontes e não muros”. O deputado quer replicar o modelo bem-sucedido do Hospital Universitário na saúde municipal, o vice na sua chapa é o ex-diretor da unidade, o médico Paulo Márcio. 

Em relação ao transporte público, Fábio Novo quer colocar entre 400 e 450 ônibus para rodar, inserir veículos elétricos e instituir a tarifa zero. No que se refere ao modelo, o candidato explica como se daria

“Nesse modelo é uma companhia que cuida, você convida as empresas a prestarem o serviço e você paga pelo km rodado, e com um plus, se o ônibus for mais novo você paga mais, é assim que tem feito Curitiba, é assim que tem feito São Paulo”, mencionou. 

O petista ainda tratou sobre a revitalização do Centro de Teresina, com a destinação de prédios abandonados para moradia popular, tal como a criação de um corredor cultural, com uma programação o ano inteiro.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES