Allan Lichtman, o historiador apelidado de “Nostradamus” das eleições presidenciais dos EUA , previu que Kamala Harris vencerá a Casa Branca nas eleições de novembro.
O QUE ACONTECEU
Em um vídeo para o New York Times, ele disse que a vice-presidente dos EUA, que se tornou a indicada do partido Democrata após Joe Biden se retirar em julho, derrotaria o ex-presidente dos EUA Donald Trump em 5 de novembro e manteria a Casa Branca nas mãos dos democratas.
"Os democratas manterão a Casa Branca, e Kamala Harris será a próxima presidente dos Estados Unidos — pelo menos, essa é minha previsão para esta disputa", disse Lichtman no vídeo, segundo o The Guardian.
CHAVES PARA A CASA BRANCA
Pesquisadores identificaram 13 fatores, denominados "chaves" por Litchman, que influenciam os resultados das eleições presidenciais. Utilizando o método algorítmico de Keilis-Borok e a experiência histórica de Lichtman, eles destacaram elementos cruciais para entender a dinâmica eleitoral.
Entre esses fatores, são considerados a presença dos partidos no Congresso, a concorrência do presidente à reeleição, possíveis disputas nas primárias, a existência de um terceiro partido e o desempenho econômico do país a curto prazo.
Litchman afirma que, quando seis ou mais desses 13 fatores não se concretizam, ocorre o que ele chama de "terremoto político", resultando na perda da presidência pelo partido no poder. Para 2024, por exemplo, Litchman prevê que os Democratas perderão, no máximo, em cinco desses fatores, o que indica uma possibilidade de manutenção do controle.