Quase 10 milhões não vão às urnas no 2º turno, e abstenção é de 29,2%

Índice de ausências foi maior no 2º do que no 1º turno, quando ficou em 21,7%. Dados consolidados foram divulgados pelo TSE nesta segunda-feira (28).

Ministra Cármen Lúcia | Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta segunda-feira (28) que 9.947.369 eleitores se abstiveram no segundo turno das eleições municipais de 2024, representando 29,26% dos 33.996.477 eleitores aptos a votar no domingo (27). O pleito foi realizado em 51 municípios, incluindo 15 capitais. 

A presidente do TSE, Cármen Lúcia, já havia informado no domingo (27) que a abstenção no segundo turno era em torno de 29,2%, com o número exato de ausentes consolidado nesta segunda. Esse índice superou o do primeiro turno, que foi de 21,7%. Para Cármen Lúcia, a taxa foi “alta”; no sábado (26), ela havia feito um apelo para que os brasileiros votassem. 

TSE VAI ANALISAR MOTIVOS

A Corte Eleitoral vai analisar, junto aos Tribunais Regionais, as causas da alta abstenção e planejar ações para enfrentá-la. A pesquisa deve ser concluída antes da diplomação dos eleitos em dezembro. 

"Nós temos os dados de hoje mais genéricos, genéricos que eu digo é como se fosse um recorte de todo Brasil que não permite saber exatamente em cada local como foi abstenção", disse a presidente do TSE durante entrevista. 

A ministra destacou que, apesar da preocupação com a estiagem dificultando o acesso de eleitores no Amazonas, o índice de abstenção foi menor do que o esperado. 

"A gente também vai ter que apurar em cada local. Houve local, houve município em que teve 16% e houve município com 30%", afirmou a ministra.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES