Promovido pela Rádio Jornal 90.3 FM nesta quinta-feira, 19 de setembro, o debate com os candidatos a vereador Celso Henrique (PSB), Jesus Rodrigues (Solidariedade) e Renato Berger (PRD) foi marcado pela apresentação de propostas para Teresina. O confronto de ideias ocorreu no programa Banca de Sapateiro, apresentado pelo jornalista Arimateia Carvalho.
Temas que afligem a população como saúde e empreendedorismo estiveram na pauta dos pleiteantes a uma das 29 vagas no Poder Legislativo da capital piauiense.
Fomento ao empreendedorismo
O candidato do Solidariedade, Jesus Rodrigues, pontuou para a necessidade de capacitar os jovens e também fomentar o empreendedorismo na capital do Piauí.
Jesus já foi deputado federal e tem uma ampla experiência na política local.
"Eu compreendo que existe um grande gargalo para se deslanchar um empreendedorismo em nossa cidade, acho até que em nosso país como um todo. E eu digo que o maior problema para essa questão, para superar essa dificuldade, é a questão do financiamento, do acesso ao recurso para se implantar um negócio. Existem algumas iniciativas de valores muito pequenos à disposição de empreendedores, tanto do governo do Estado e possivelmente pelo governo municipal. Essa questão não é vencida apenas dentro do padrão do município, da esfera do município. É preciso que, através de lei federal, nós possamos mudar a sistemática de financiamento para as pessoas que têm um negócio, uma proposta de negócio que se configure como viável, através de um parecer do Senai, do Sebrae, de qualquer um desses órgãos ou de alguma faculdade que possa atestar que aquele negócio é viável. A partir daí, se garanta um financiamento com juros acessíveis, com prazo acessível, com carência adequada para que as pessoas possam empreender. Eu acredito por demais que a capacidade empreendedora do nosso jovem teresinense, do nosso jovem brasileiro ou de pessoa de qualquer idade é muito grande. O que falta, na verdade, é condições para que essas pessoas toquem esse negócio a partir de um financiamento que muitas vezes é inacessível".
Saúde pública
O candidato do PSB, Celso Henrique, explicitou sua preocupação com a crise na saúde pública de Teresina, pontuando que até mesmo as pensões estão sendo afetadas. Ele defendeu que seja garantido o funcionamento eficaz das estruturas já existentes.
"Saúde, hoje, é um dos temas predominantes em todas as rodas de conversa que a gente tem, e principalmente na atualidade, onde a gente percebe que falta fio de sutura, as pessoas estão indo buscar uma consulta numa UBS, quando não encontram o médico, ou às vezes encontram o médico, mas também não encontram a medicação, as pessoas estão indo atravessar a rua para comprar a medicação, até mesmo para quem está internado. Então, aquilo que a gente tem percebido enquanto aqui é uma referência muito grande de Polo de Saúde, e eles estão, aliás, preocupados, inclusive algumas pensões já até fechar porque as pessoas não estão mais procurando quase Teresina (...) Eu acredito essa ideia de dizer: vamos construir mais prédio, vamos construir, mais hospitais, vamos construir mais centros, eu acho que a gente tem que trabalhar e eu como vereador irei é bater em cima que a gente tem que fazer com que os atuais funcionem, funcionem com aquilo que é necessário pro bom atendimento da população, porque não adianta a gente fazer uma inauguração e com uma semana depois aquele prédio não tem o devido funcionamento".
Esporte e lazer
Ex-secretário de Esportes e Lazer, Renato Berger, que disputa pelo PRD, defendeu o trabalho que fez pela cidade. Ele busca a reeleição.
"Eu acho que nunca se reformou e se colocou em condições de uso tantas unidades esportivas como foi feita nessa gestão, para você ter ideia nós chegamos quase a 100, foram 90 e poucas unidades esportivas reformadas e dando condições para que houvesse o acesso da população no uso e na prática. A gente fez um grande trabalho também na questão de dar oportunidade principalmente a garotada, no que diz respeito às escolinhas. Para você ter ideia, nós temos um convênio com a Associação das Escolinhas Comunitárias, onde a gente abraça 50 escolinhas, dá o incentivo, dá o apoio e oferece, oportuniza todos os espaços condizentes para que eles desenvolvam esse trabalho. Só aí a gente trabalha com mais de 2 mil crianças, oportunizando entre 9 e 15 anos de idade. E também na questão das lutas, onde a gente tem ginásio, um exemplo, ginásio Sarah Menezes, e lá nós temos convênio com diversas modalidades, são 10 modalidades esportivas, karate, judô, jiu-jitsu, kung fu, taekwondo, lutas olímpicas, enfim, e outras lutas que passam por lá no desenvolvimento de torneios e de aulas, treinamentos, quase 1.500 pessoas por mês. Então eu oportunizei lá, sim, não só crianças como adolescentes, adultos, tantos outros. Então lá nós demos essa oportunidade. E uma coisa importante, antigamente se reclamava muito por conta do calor, era ruim no horário da tarde praticar esporte; as pessoas que trabalhavam não podiam jogar à tarde, não podiam participar à tarde. O que nós fizemos? Levei um projeto ao prefeito para que a gente iluminasse todos os campos de futebol da cidade, todas as unidades esportivas da cidade".