Exclusivo Tarifa zero, saúde e Beth Cuscuz: Veja destaques no 1º debate de Teresina

Fábio Novo (PT), Tonny Kerley (Novo), Francinaldo Leão (Psol), Lourdes Melo (PCO), Telsírio Alencar (Mobiliza), Santiago Belizário (UP) e Geraldo Carvalho (PSTU) participaram do debate.

Estúdio Carlos Janssem | Raíssa Morais/Meio News
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Foi realizado nesta quinta-feira (15), o primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Teresina promovido pelo Grupo Meio de comunicação. O momento contou com a participação de sete dos nove candidatos na disputa eleitoral, sendo os presentes: Fábio Novo (PT), Tonny Kerley (Novo), Francinaldo Leão (Psol), Lourdes Melo (PCO), Telsírio Alencar (Mobiliza), Santiago Belizário (UP) e Geraldo Carvalho (PSTU). Sílvio Mendes (UB) e Dr. Pessoa (PRD) foram convidados, mas não compareceram. 

Assista ao debate na íntegra:

Temas como saúde e transporte público foram os principais pontos abordados entre os candidatos, que tiveram a oportunidade de questionar e responder sobre os problemas enfrentados na capital e quais as propostas de soluções. Mesmo com a ausência de dois candidatos, o formato do debate foi mantido, com perguntas diretas entre os pleiteantes no primeiro bloco, seguido de perguntas, respostas e comentários, além de temas direcionados pela produção. 

Fábio Novo - Foto: Raíssa Morais

No entanto, a falta dos candidatos foi pautada por alguns debatedores, que criticaram as ausências. O candidato Geraldo Carvalho (PSTU) iniciou sua participação criticando a ausência dos candidatos Sílvio Mendes e Dr. Pessoa. Ele foi seguido por Telsírio (Mobiliza) que aproveitou a deixa e disse que Sílvio preferiu pescar.

Telsírio e Geraldo - Foto: Raíssa Morais/Meio

O ponto alto de Santiago Belizário (UP) no debate foi na proposta polêmica de desmilitarização da polícia. Santiago tocou no ponto sobre a violência policial contra o povo preto e pobre, que, segundo ele, é escondida atrás da fumaça da “segurança pública".

Santiago Belizário - Foto: Raíssa Morais

Já Francinaldo Leão (PSOL), insinuou que o PT também parcela de contribuição nos problemas de Teresina, uma vez que apoiou Dr. Pessoa e fez parte da gestão. Ele foi rebatido pelo candidato Fábio Novo (PT), que afirmou não ter votado no atual prefeito.

Francinaldo Leão - Foto: Raíssa Morais/Meio

Tonny Kerley tentou focar em problemas como saúde e segurança. Na saúde, por exemplo, citou a ampliação do Hospital de Urgência de Teresina. No entanto, ele também comentou sobre o que chamou de "falsa polarização" em Teresina, destacando que o partido de Sílvio possui, inclusive, ministérios no governo do PT.  

Tonny Kerley - Foto: Raíssa Morais

Lourdes Melo roubou a cena em pelo menos dois momentos. Ela iniciou sua participação trazendo a guerra vivida pela Palestina e Israel.  Pouco depois, também comentou sobre Sílvio Mendes, relembrando um episódio em que, segundo ela, Sílvio teria debochado de professores, alegando que usaria de recurso público para frequentar a Beth Cuscuz, uma casa de entretenimento adulto na capital.

Lourdes Melo - Foto: Raíssa Morais

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES