Em Fortaleza (CE), o vereador Inspetor Alberto (PL) gerou polêmica ao divulgar um vídeo em que aparece maltratando um porco, com o intuito de provocar Evandro Leitão (PT), candidato à prefeitura da capital cearense. A gravação foi denunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, líder petista no Ceará, em uma postagem neste domingo, 27.
No vídeo, Alberto diz:
“Você vai para a panela, venha. Você vai, você vai para a panela. Vai, se aguenta aí. (Evandro) Leitão, seu desgraçado, você vai para a panela dia 27. Me aguarde, você vai me ver aí. Vou comer você bem assadinho, seu bosta”, enquanto puxa o animal pelas orelhas.
O candidato apoiado por Inspetor Alberto, André Fernandes (PL), acabou sendo derrotado por Leitão.
Camilo Santana reagiu ao vídeo chamando-o de “mais um absurdo do vereador de Fortaleza, apoiador de André. Mais um ato criminoso. Violência não!”, em uma postagem realizada neste domingo. A publicação de Alberto foi apagada de suas redes sociais.
Segundo o Diário do Nordeste, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), unidade da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), abriu inquérito para investigar se o vereador cometeu maus-tratos ao animal. A reportagem também tentou contato com a polícia, sem sucesso.
OUTRO ATAQUE
Na quarta-feira anterior, dia 23, Alberto já havia atacado Leitão em outro vídeo, afirmando que o candidato deveria “preparar o caixão”. Leitão registrou um boletim de ocorrência, e o caso está sendo investigado como ameaça pelo 2º Distrito Policial (DP) da PC-CE. No vídeo, o vereador declarou: “Leitão, f... Tu vai pra churrasqueira. Prepara teu caixão, vagabundo”. Posteriormente, ele justificou ao Estadão que teria se confundido e queria dizer “carvão”, em vez de “caixão”.
ATIROU NA FOTO DE LULA
Em 2019, Alberto foi condenado a pagar uma multa de R$ 5 mil após postar um vídeo disparando tiros contra uma foto do então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na ocasião, ele justificou que a atitude era uma forma de liberar raiva sem ferir ninguém.
Alberto foi reeleito para um segundo mandato como vereador no último dia 6 de outubro, com 7.913 votos, representando 0,57% dos votos válidos. Em seu perfil na Câmara de Vereadores de Fortaleza, ele é descrito como aliado do deputado federal André Fernandes (PL), que concorreu contra Leitão neste segundo turno, e como defensor das pautas e posicionamentos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).