O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se pronunciou oficialmente nas redes sociais na tarde deste sábado (07) e afirmou que não poderia estar mais orgulho de parabenizar o "próximo presidente, Joe Biden, e a vice-presidente, Jill Biden". As informações são do G1.
No Twitter, Obama escreveu que quando Biden chegar à Casa Branca em janeiro, vai enfrentar desafios que nenhum presidente enfrentou antes, como uma pandemia incessante, sistemas econômicos e de Justiça únicos, uma democracia em risco e o sistema climático em perigo. "Sei que ele fará o melhor trabalho para o interesse de cada norte-americano, mesmo que ele tenha ou não recebido seu voto. Então, sugiro que os norte-americanos deem uma chance a ele. Essa eleição mostrou que nosso país ainda continua profundamente dividido", afirmou Obama.
O democrata finaliza dizendo que a democracia precisa mais de todos nós do que nunca. "Michelle e eu esperamos apoiar nosso próximo presidente e a primeira-dama sempre que possível", disse.
O democrata Joe Biden passou a marca dos 270 delegados no Colégio Eleitoral neste sábado (7), segundo projeções de diversos veículos de imprensa. O número é suficiente para derrotar o republicano Donald Trump e se sagrar o 46º presidente dos Estados Unidos. Kamala Harris torna-se a primeira mulher vice-presidente do país.
LEIA MAIS: Joe Biden é eleito o novo presidente dos Estados Unidos
LEIA MAIS: Conheça quem é Kamala Harris, a vice nada decorativa de Joe Biden
LEIA MAIS: "É hora de deixar a raiva para trás e nos unirmos", diz Joe Biden
LEIA MAIS: Com derrota nos EUA, Donald Trump pode ser preso
Embora não oficial, a projeção dos veículos de comunicação é suficiente para que a sociedade americana reconheça a eleição de um presidente, já que a contagem chega a demorar semanas e o sistema de colégio eleitoral permite saber antecipadamente quem será o vencedor
A vitória de Biden marca o retorno de um democrata à Casa Branca após a saída de Barack Obama, que governou o país entre 2009 e 2017. Biden foi seu vice-presidente. Casado com Jill Biden, Joe Biden nasceu em 1942 na Pensilvânia, em uma família católica. O democrata se notabilizou na política em 1972, quando, aos 29 anos, se elegeu para o Senado pelo estado de Delaware e se tornou uma das pessoas mais jovens a assumir o cargo na história dos Estados Unidos.
Foto - ERIN SCHAFF / Agência O Globo