Pelo bem dos animais, pessoas e meio ambiente, o candidato a prefeito de Teresina pelo MDB, Dr. Pessoa, optou por não utilizar fogos de artifício na sua campanha. Os fogos não serão usados em nenhum evento oficial da sua agenda.
Segundo o emedebista, uma gestão sensível e atenta estar por vir e ela começa pelos detalhes. “Os fogos não são necessários, pelo contrário. Assustam e causam estresse nos animais, nas crianças, nos autistas, nos idosos, além de ser poluente ao meio ambiente. Na minha campanha não haverá e encorajo os demais candidatos, tanto a prefeito quanto a vereador, a fazer essa opção”, diz Dr. Pessoa.
Nos animais, os principais problemas causados em decorrência do barulho de fogos de artifício são reações comportamentais como estresse e ansiedade. Há casos que se resolvem apenas com o uso de sedativos ou podem culminar em danos físicos e até morte.
Já em humanos, a queima de fogos de artifícios pode causar a amputação de membros, estresse nas crianças, incômodo nas pessoas em leitos de hospitais, morte, ataque epilético, desnorteamento, surdez e ataque cardíaco. O barulho é nocivo principalmente para as pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo, que podem ficar extremamente incomodadas.
Para o meio ambiente os fogos também são um problema, uma vez que a atividade pode causar uma contaminação do ar intensa a curto prazo. Poluentes emitidos pela queima de fogos de artifício tem significativo impacto sobre a saúde dos habitantes e é fonte de emissão de ozônio para a atmosfera.