Claudio Castro avança e tem 25% dos votos, contra 19% de Marcelo Freixo

Lula e Bolsonaro estão empatados com 39% dos votos. Presidente subiu 4 pontos e Lula ficou estável.

Candidatos estão tecnicamente empatados | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, ganhou terreno na disputa pelo Palácio Guanabara. Saiu do empate técnico registrado em julho para uma diferença de 6 pontos percentuais. Segundo a pesquisa Genial/Quaest, se a eleição fosse hoje Castro teria 25% dos votos, contra 19% do ex-deputado Marcelo Freixo. Rodrigo Neves (PDT), tem 6% das intenções de voto. Cyro Garcia (PSTU) tem 4%, Paulo Ganime (Novo), Juliete Pantoja (Unidade Popular), Eduardo Serra (PCB) e Wilson Witzel (Partido da Mulher) 2%. Luiz Eugênio Honorato não pontuou. Indecisos somam 13% enquanto os eleitores que votam em branco, nulo ou não pretendem votar são 24%.

Na capital, onde Freixo levava vantagem desde março, o governador ganhou 6 pontos percentuais no mesmo período e os dois estão tecnicamente empatados: 26% para Castro, 25% para Freixo. A avaliação do governo de Castro vem subindo gradualmente e atingiu 26% em agosto. Na simulação para o segundo turno, o governador teria 36% dos votos e Freixo, 32%.

Castro e Freixo estão tecnicamente empatados (Divulgação)Na corrida ao Senado, Romário (PL) mantém vantagem folgada sobre os demais, com 30% das intenções de voto. Alessandro Molon (PSB) e Cabo Daciolo (PDT) estão empatados em segundo lugar, com 10% e tecnicamente empatados com Clarissa Garotinho (União Brasil), que tem 8% e empata com Daniel Silveira (PTB), 7%. André Ceciliano, do PT, tem 4%.

Para 38% dos eleitores a escolha é definitiva, enquanto 60% admitem mudar o voto. A preferência de 34% dos eleitores é que o governador eleito não seja próximo de Lula nem de Bolsonaro; 32% gostariam de alguém identificado com o presidente e 30% preferem alguém próximo a Lula.

A disputa presidencial ficou mais apertada no estado. O presidente ganhou 5 pontos e empatou com Lula em 39% das intenções de voto. Na simulação de segundo turno, os dois estão tecnicamente empatados: 44% para Lula, 42% para Bolsonaro. Para 44% dos eleitores, a volta do PT ao poder é motivo de medo, enquanto 42% temem a continuidade do governo Bolsonaro.

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 1.500 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 12 e 15 de agosto, em entrevistas nas casas dos eleitores no estado do Rio de Janeiro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais. Desde julho de 2021, a Genial/Quaest realiza pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais.

Metodologia

A Pesquisa Genial/Quaest trabalha com metodologia inédita de acompanhamento da opinião pública. A partir das entrevistas domiciliares, é feita a decupagem, análise e estratificação dos dados por sexo, idade, escolaridade, renda e População Economicamente Ativa (PEA).

A pesquisa também recebe tratamento estatístico de pós-estratificação para reduzir as chances de viés de seleção e de não-resposta. Trata-se do primeiro levantamento feito em âmbito nacional que combina coleta domiciliar com modelagem em pós-estratificação.

O nível de confiança da pesquisa Genial/Quaest é de 95%, com margem de erro máxima de 2%, para cima ou para baixo, em relação ao total da amostra.

Sobre a Genial Investimentos

A Genial é uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro, oferecendo os melhores produtos do mercado. Sempre em busca de excelência e inovação, possui hoje mais de R$ 150 bilhões de ativos sob custódia, 700 mil clientes e mais de 20 anos de história. É uma plataforma que acredita em simplicidade e facilidade na hora de investir, por isso, é 100% digital, mas sempre humana.

Sobre a Quaest

A Quaest é uma empresa de inteligência de dados que alia rigor científico e tecnologia para gerar insights que levem os clientes a tomar decisões estratégicas informadas. Com 6 anos de experiência em campanhas políticas presidenciais, estaduais e municipais, reúne um time de doutores e mestres das mais diversas áreas do conhecimento. O fundador e presidente da Quaest é Felipe Nunes, Ph.D. em ciência política e mestre em estatística pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), professor da UFMG e presidente do Centro de Estudos Legislativos. Ele é o criador do Índice de Popularidade Digital (IPD).

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES