Debate Meio Norte: Candidatos apontam segurança como grande pauta

Candidatos destacaram as áreas essenciais como segurança, educação e saúde como grandes pautas.

Debate Meio Norte | Waldelúcio Barbosa
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os candidatos a deputado federal Evandro Hidd (PDT), Kleber Montezuma (PP) e Kleiton Holanda (PODEMOS) participaram do Debate Meio Norte, conduzido pelo jornalista Ieldyson Vasconcelos, no Programa Bom Dia Meio Norte, nesta quinta-feira, 25. O debate contou com o suporte jurídico do advogado Rafael Rodrigues.

Os candidatos trouxeram suas propostas para a população e afirmaram que o debate é um espaço de excelência para apresentação de ideias. 

O verador Evandro Hidd disse que o principal mérito do debate é discutir o Piauí e Teresina, destacando os problemas e o que deve ser feito para melhorar a vida do cidadão. "Enquanto deputado queremos mostrar um jeito diferente de fazer política, trabalhando diretamente em favor das comunidades", disse.

O professor e economista Kleber Montezuma enalteceu o debate como um espaço para exposição de propostas. O professor, que já ocupou as secretarias municipais de Assistência Social, Urbanismo e Educação, defende a escola de tempo integral e de ensino profissionalizante.

Segundo debate entre candidatos a deputado federal (Waldelúcio Barbosa)

Policial penal, Kleiton Holanda aproveitou o debate para trazer à população as suas propostas. "O debate é um espaço de extrema importância", disse, declarando que entre suas pautas como candidato está, principalmente, a segurança pública e também a questão do desenvolvimento para gerar emprego e renda.

Candidato Evandro Hidd (Raissa Morais)

Evandro Hidd: Mobilidade urbana

O vereador Evandro Hidd disputa uma cadeira na Câmara Federal e afirmou que pretende trazer mais investimentos para segurança pública, pois considera inconcebível que em 2022 a população não possa sair às ruas por causa da violência.

Para o candidato, os policiais fazem trabalho excepcional, mas não são suficientes para prestar bons serviços e por isso defende mais concurso e contratação de policiais, delegados.

Na educação, o candidato disse que a tolerância é zero para os desvios nos recursos. Evandro garante que a educação é a ferramenta que permite a melhoria de vida da população e como pauta de seu mandato, caso seja eleito deputado federal, está a criação de programa para recuperar a educação, reforço escolar e implantação de mais escolas de tempo integral que une o ensino, o esporte, a cultura e o lazer. O candidato diz ser inconcebível a paralisação na educação por conta de uma greve ocasionada pela falta de reajuste do professor.

O candidato destacou o fortalecimento da educação para formação de uma mão de obra qualificada e especializada capaz de trabalhar nas indústrias e empresas que pretendem se instalar no Piauí. Além disso, para atrair investimentos privados para o estado, Evandro disse que vai trabalhar para melhoria de infraestrutura de modo a ter estradas e rodovias de qualidade para o escoamento da produção. "Vamos canalizar recursos para melhorar estradas, pois temos um estado rico, com agronegócio forte e um estado com potencial turístico. Precisamos melhorar as nossas vias para melhorar o escoamento e desenvolver o turismo", disse.

Candidato Kleber Eulálio (Raissa Morais)

Kleber Montezuma: Prioridade para educação

Postulante a uma cadeira na Câmara Federal, o professor e economista Kleber Montezuma destacou a educação como uma de suas principais pautas como deputado federal e citou que como secretário Municipal de Educação implantou mais de 30 escolas de tempo integral e tornou a educação de Teresina como a melhor das capitais do Brasil e falou que vai lutar para replicar o modelo educacional que adotou na capital piauiense em todo o Piauí. O professor criticou a falta de investimentos na educação hoje e lamentou o fato dos estudantes não poder contar com carga horária oficial, a falta de merenda escolar, livros.

Na segurança, o candidato disse que vai ter a oportunidade de legislar para mudar a legislação e também equipar a segurança pública e disse que no Piauí, da forma como a segurança está organizada, não interessa aos interesses da sociedade.

O candidato também falou que o estado não é industrializado por não ser atrativo para empresas. "Como economista e professor da Universidade é preciso apoiar os setores produtivos e para isso algumas são fundamentais como a educação para formar mão de obra qualificada para o setor produtivo. É preciso investir em tecnologia e ciência para colocar à disposição dos trabalhadores, melhorando também a infraestrutura em estrada e energia", disse.

Kleber Montezuma disse que o setor produtivo precisa de infraestrutura, por ser quem gera emprego e renda e impostos. "Vamos trabalhar para apoiar o governo Sílvio Mendes e fazer no Piauí o que não está sendo feito", diz. Ele criticou a atual gestão estadual, que tem atrapalhado a Universidade Estadual, que há 7 anos não tem uma biblioteca. 

Candidato Kleiton Holanda (Raissa Morais)

Kleiton Holanda: Investimento Segurança

Policial penal, o candidato do PODEMOS, Kleiton Holanda afirmou que a segurança está numa situação grave no Piauí e falou que o sistema de segurança pública está fracassado. Ele defendeu a estrturação maciça das polícias Mmilitar, Civil e Penal, as Guardas Municpal para trazer sossego para população. "Vamos trazer as ferramentas necessárias para que o profissional exercer o seu papel e fazer concursos públicos. Temos problemas até de turismo por questão de segurança e como candidato conseguirei verbas para que todas as áreas de segurança possa receber o seu material. Vou direcionar recursos para segurança, fiscalizando o emprego dos recursos", disse.

O candidato disse que o sistema penitenciário é vital, onde tudo se constrói e se descontrói no quesito de informação e daí defendeu equipamentos para o profssional desenvolver seu trabalho. "As facções criminosas querem reinar, mas o braço forte do estado irá dar a resposta quando eu for eleito deputado federal e trazer recurso para o Piauí", disse, enfatizando que vai acabar com as regalias dos criminosos e defendeu fortalecimento do Ministério Público, da Justiça.

Kleiton disse que a saúde do Piauí está na UTI e conta que que quando foi vítima foi bem tratado no Hospital Mariano, mas faltam ações efetivas no setor de saúde. "Recursos são importantes para aquisição de medicação e equipamentos. Estamos juntos para que o Piauí seja inovado em todos os seus aparatos públicos necessários. basta de situações vexatórias", disse.

Para o candidato, o Piauí é riquíssimo em potencial turístico e faltam estradas, rodovias e ferrovias que garantam mobilidade e incentivem o empreendedorismo. "Faltam também energia e água de qualidade e como deputado  federal vamos trabalhar por todas essas áreas", disse, destacando que se faz necessária uma mudança profunda na política.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES