Os candidatos a deputado estadual Eliel Santos (REDE), Elisângela Moura (PC do B) e Petrus Evelyn (NOVO) participaram nesta segunda-feira, 12, do debate realizado pelo Grupo Meio Norte, que tem compromisso com eleitor e contriubui para o processo eleitoral, abrindo espaço de forma democrática, para todos os candidatos e partidos. O debate foi realizado pela TV Jornal, dentro do Programa Diálogo Franco, com mediação do jornalista Ananias Ribeiro, com suporte jurídico do advogado Rafael Rodrigues.
A deputada Elisângela Moura diz que sua meta é apresentar as propostas e ideias para os eleitores. "O cidadão precisa entender que a eleição é um momento importante", disse.
Petrus Evelyn é candidato pela primeira vez e lamentou o fato do Piauí ter ainda uma política dominada por dinheiro e declarou que sua principal bandeira é o combate à corrupção.
Eliel Santos é candidato pela quarta vez e diz que a eleição é um grande desafio e garante que a expectativa é boa, pois a cada pleito tem a oportunidade de mostrar suas propostas.
Eliel Santos
Candidato pela quarta vez, Eliel Santos lamentou a situação das estradas do Piauí e afirmou que, caso seja eleito, vai fiscalizar a execução de obras.
Questionado sobre seus projetos para agricultura familiar, o candidato disse que da forma como o programa é feito no estado não funciona e não favorece ao homem do campo. "É uma estratégia enganosa", disse, enfatizando que no papel é belíssimo, mas não é cumprido a contento. "Como deputado estadual irei fiscalizar para que seja um projeto conforme a realidade e não seja um projeto fake news", disse.
O candidato falou ainda da educação e disse que o Piauí precisa de mudança de gestores e de parlamentares que fiscalizem e não sejam omissos. "A educação está abandonada e sucateada", disse.
Eliel Santos garantiu que como deputado estadual vai fiscalizar e trabalhar para melhorar a vida dos piauienses. Seu trabalho será em nível estadual e por isso só pede votos para si e não faz campanha em nível nacional.
Elisangela Moura
A deputada Elisângela Moura disse no debate que mais uma vez tem o seu nome à disposição. No debate, ela falou da agricultura familiar que é responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos piauienses e declarou que 75% das cidades do estado são agrícolas.
"Os alimentos que consumimos vêm dos pequenos agricultores e daí a importância de incentivarmos", disse a candidata, destacando a importância do Programa de Aquisição de Alimento Saudável (PAES) e os projetos apresentados por ela para o fortalecimento da agricultura familiar, que geram renda no campo.
Questionada sobre o uso de recursos do Fundo Eleitoral, a deputada explicou que o recurso está dentro da legalidade e disse que a boa política se faz conversando e dialogando com as pessoas. Segundo a candidata, se o recurso não fosse legal, os partidos não receberiam.
A deputada diz que por ser uma federação, União, estados e municípios atuam juntos e daí a necessidade do trabalho conjunto entre os governos na esfera nacional, estadual e municipal.
Petrus Evelyn
O candidato Petrus Evelyn participou do debate e criticou a atual gestão do governo nas áreas de educação, saúde e disse que o governo fez licitações irregulares para estradas.
Ele disse os deputados estaduais foram omissos na fiscalização e declarou que o Piauí nãop tem 100% das cidades interligadas por asfalto.
Ele também disse que o Piauí não tem saúde, segurança e se for eleito vai revogar todas as leis inúteis. "Nós pagamos deputados omissos que fazem leis irrelevantes", disse.
Petrus Evelyn disse que a educação, uma das áreas que mais recebe recursos, está abandonada e quando eleito vai monitorar as escolas, a saúde. O candidato criticou o Fundo Eleitoral e defendeu que esse recurso deveria ser aplicado na educação e saúde.