O vice-presidente-eleito Geraldo Alckmin (PSB-SP) celebrou o aniversário de 70 anos – completados nesta segunda-feira (7) – com um jantar na noite de domingo (6), em São Paulo, ao lado de Lula (PT), das mulheres de ambos – Lu Alckmin e Janja –, e de diversos ministeriáveis.
A comemoração ocorreu na casa de Gabriel Chalita, responsável por articular a chapa entre o ex-tucano e o petista que venceu a eleição presidencial de 2022.
Segundo um dos presentes, Chalita – nome aventado para ocupar os ministérios da Educação ou da Cultura – foi o único a discursar. Ele agradeceu a coragem de Lula e Alckmin se se unirem "porque o país pode mais do que está vivendo", e disse que "o Brasil "agora está respirando."
“Clima de confraternização. O Alckmin muito bem recebido, e Lu [mulher de Alckmin] é prata da casa. Falamos para aela que ela ganhou a militância do PT”, diz Marco Aurélio Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas – que reúne juristas – e estava no jantar.
O ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (PSDB-RJ) e o presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, também participaram.
Ministeriáveis
Durante o evento, a brincadeira era que, se alguém gritasse a palavra ministro, todo mundo olhava. Entre os cotados presentes estavam:
os ex-ministros Fernando Haddad (cotado para os ministérios Fazenda, do Planejamento e das Relações Exteriores) e Alexandre Padilha (Fazenda, Saúde ou Casa Civil);
o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (Casa Civil ou Secretaria de Governo);
os economistas Gabriel Galipolo (Planejamento ou Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES) e Persio Arida (Fazenda ou Planejamento);
a cardiologista Ludhmila Hajjar (Saúde);
os advogados Cristiano Zanin Marco Aurelio Carvalho (Advocacia-Geral da União) e Pierpaolo Bottini (Supremo Tribunal Federal e Justiça);
e o ex-secretário de Educação de São Paulo Gabriel Chalita (Educação ou Cultura).