O pagamento dos servidores públicos estaduais que ganham mais de R$ 2.000,00 foi antecipado para o dia 27. No calendário estava programado para sexta-feira, dia 30.
A governadora Regina Sousa confirmou a informação durante entrevista na manhã desta quarta (28) e disse que a decisão foi tomada em razão de ataques de “hackers” ao sistema do governo. O pagamento antecipado foi uma medida preventiva.
O diretor da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Antônio Torres, informou que de fato houve uma movimentação nas redes de um possível ataque de hackers ao sistema. "Aparentemente, a ideia era atrapalhar o pagamento do servidor e em razão disso, a governadora resolveu antecipar o pagamento por prevenção", disse, declarando que essa não foi a primeira vez que o sistema sofreu ameaças e citou o caso de ameaça ao sistema do Detran. "A ATI continua sempre em alerta e por estar vigilante nunca perdeu um dado", disse Torres.
De acordo com a Agência de Tecnologia do Piauí, o sistema foi atingido de forma criminosa para prejudicar a compensação da folha salarial. Os criminosos digitais estariam projetando ainda um ataque massivo na noite da próxima quinta (29).
Para prevenir o prejuízo aos servidores, a Sead informou que o pagamento da segunda faixa salarial, acima de R$ 2 mil, que ocorreria na sexta (30), foi antecipado para esta quarta (28).