A Pesquisa Ipespe, contratada pela Fundação Padre Anchieta e divulgada hoje, mostra um cenário estável na disputa para o governo de São Paulo. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) segue na liderança, com 36% das intenções de voto na pesquisa estimulada — quando o entrevistado recebe uma lista com os nomes dos candidatos.
O ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 23%, e o atual governador do estado, Rodrigo Garcia (PSDB), 21%. Como a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados no segundo lugar.
Vinícius Poit (Novo), Altino Júnior (PSTU), Carol Vigliar (UP), Gabriel Colombo (PCB) e Elvis Cezar (PDT) marcaram 1% cada.
Brancos e nulos foram 9%, e os que não sabem ou não responderam, 8%.
Não houve grandes mudanças na comparação com a rodada anterior da pesquisa, divulgada no último dia 9. O único candidato que teve alterações fora da margem de erro foi Rodrigo Garcia, que cresceu cinco pontos percentuais, de 16% para os atuais 21%. Haddad manteve os mesmos 36%, e Tarcísio, que tinha 21% e foi a 23%, oscilou dois pontos para cima.
A sondagem ouviu 1.000 eleitores paulistas por telefone entre os dias 19 e 21 de setembro. O índice de confiança é de 95%, segundo o instituto. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número SP-02673/2022 e custou R$ 40 mil.
Cenário estimulado de 1º turno
- Fernando Haddad (PT): 36%(tinha 36%)
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 23% (tinha 21%)
- Rodrigo Garcia (PSDB): 21% (tinha 16%)
- Vinícius Poit (Novo): 1% (tinha 1%)
- Altino Junior (PSTU): 1% (tinha 1%)
- Carol Vigliar (UP): 1% (tinha 1%)
- Gabriel Colombo (PCB): 1% (tinha 1%)
- Elvis Cezar (PDT): 1% (tinha 0%)
- Nenhum/branco/nulo: 9%
- Não sabe/não respondeu: 8%
Haddad e Tarcísio empatam na pesquisa espontânea
O levantamento também divulgou os resultados da pesquisa espontânea, em que o entrevistado não recebe a lista com os nomes dos candidatos e deve responder o nome que lembrar.
Nessa modalidade, Haddad tem 24% e Tarcísio, 19%. Os dois estão empatados no limite da margem de erro.
Rodrigo Garcia teve 14%. Ele empata com Tarcísio, mas não com Haddad. Vinícius Poit teve 1%, e os demais candidatos não pontuaram.
Brancos e nulos foram 6% e os que não sabem ou não responderam, 37%.
- Fernando Haddad (PT): 24% (tinha 18%)
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 19% (tinha 15%)
- Rodrigo Garcia (PSDB): 14% (tinha 8%)
- Vinícius Poit (Novo): 1% (tinha 1%)
- Nenhum/branco/nulo: 6%
- Não sabe/não respondeu: 37%