O juiz auxiliar Marcelo Barros Pio, presidente da Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), disse que os candidatos devem aproveitar o momento para mostrar as suas proposições, falar de suas qualidades pessoais e do que deve fazer pelo Piauí se forem eleitos.
Segundo o juiz, a desinformação não será tolerada e não serão permitidas as ofensas. "Não permitimos ofensas à imagem, fake news, discurso de ódio", disse, acrescentando que o Tribunal está atento à propaganda irregular e ilícita.
O juiz exemplificou que o Tribunal já recebeu notificações, vai apura e aplicar sanções devidas. "Há diversas formas de propaganda irregular, outdoor, discurso de ódio e tem muita coisa nova por causa da internet", disse, citando, por exemplo, que uma pesquisa fraudulenta, a multa é de R$ 53 mil.
Até o dia 31 de julho, o juiz disse que há 157 processos em andamento. "Não contabilizamos o mês de agosto. Já superando o ano de 2018, quando foram 138 o ano todo e agora, em 31 de julho há tínhamos 20 processos a mais", disse.