Lideranças do MDB do Piauí e mais 10 estados se reuniram com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) nesta segunda-feira (18), para declarar apoio à chapa liderada pelo petista já no primeiro turno.
Estiveram presentes representantes do MDB de Alagoas, Paraíba, Ceará, Bahia, Espirito Santo, Piauí, Maranhão, Rio de Janeiro e Amazonas. Eduardo Braga, senador pelo Amazonas, também citou Pará e Rio Grande do Norte, cujos líderes não puderam participar do encontro.
“Todos esses estados estão vindo à presença do senhor no dia de hoje pelo fato de que tomamos a decisão nos nossos estados de apoiar a sua candidatura. Portanto, aqui, temos 11 estados representados do MDB, comprometidos com um projeto de estado que todos queremos, com o fortalecimento da democracia, com a retomada do emprego, da renda, da justiça social, com o aspecto humanitário que esse país precisa para que tenhamos solidariedade no enfrentamento à fome”, disse Eduardo Braga no encontro com Lula e Alckmin.
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, agradeceu ao MDB pelo apoio . “As conversas que tivemos e essa decisão são muitos importantes, não só para a candidatura do ex-presidente Lula, mas para a democracia brasileira”, afirmou Hoffmann
Gleisi também falou sobre a candidatura própria do partido, com Simone Tebet, que ficou de lado nos estados presentes. A presidente do PT afirmou que a decisão dos 11 estados não traz “deméritos” ao nome de Tebet na corrida eleitoral.
“Quero aqui colocar meu respeito e admiração da senadora Simone, a legitimidade do MDB de apresentar sua candidatura. Mas, acreditamos que estamos agora em um momento em que precisamos unir as forças democráticas para evitar uma tragédia maior no Brasil.”