Missionária Genildes e Pedro Vidal debatem cultura, turismo e segurança

Candidatos a deputado estadual apontaram necessidades de ações afirmativas na cultura, segurança e turismo.

Debate com Pedro Vidal e MIssionária Genildes | Raissa Morais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os candidatos a deputado estadual Missionária Genildes (PL) e Pedro Vida (PDT) participaram do debate realizado pelo Grupo Meio Norte, dentro do programa Diálogo Franco, na TV Rádio Jornal Meio Norte. O debate foi conduzido pelo jornalista Ananias Ribeiro com apoio jurídico do advogado Rafael Rodrigues.

A Missionária Genildes agradeceu à emissora a oportunidade de participar do debate, pois permite chegar aos eleitores em lugares mais distantes do Piauí. Ela disputa a eleição pela primeira vez.

Candidatos Pedro Vidal e Missionária Genildes no debate conduzido por Ananias Ribeiro (Raissa Morais)

O candidato Pedro Vidal destacou a importância do debate para expor ideias, propostas e como mudar e fazer do Piauí melhor, ainda mais na emissora que tem cobertura em todo estado e faz nossas propostas chegar ao eleitor na ponta.

Missionária Genildes (Raissa Morais)

Missionária Genildes: Redução da carga tributária

A segurança foi o primeiro tema abordado pela Missionaria Genildes. Para ela, a segurança pública precisa de mais efetivo e o policial necessita de incentivo. "Temos os policiais mais mal pagos em todo o Brasil", diz enfatizando que esses profissionais precisam ser capacitados, pois atuam na linha de frente de combate à criminalidade e às facções.

A candidata falou ainda das políticas públicas para as mulheres e disse que está na luta pois viu a necessidade de representar a classe feminina e esclareceu ter projetos escritos para contemplar a mulher, que precisa ser valorizada. "Hoje temos mulheres em situação de risco e pretendemos ampliar a Casa da Mulher Brasileira, uma ação do Governo Federal. Além disso, pretendemos valorizar a mulher empreendedora para entrar no mercado de trabalho, capacitar as que estão em situação de risco e mais do que isso, precisamos incluir no sistema não só as mulheres, mas os idosos, as crianças, os negros, LGBTQIA+", disse, enfatizando que como cristã, ela pretende ser abrangente e atuar para beneficiar a sociedade como um todo.

Na área da cultura, a Missionária Genildes destacou que o Piauí tem uma culinária maravilhosa, artistas plásticos de talento, turismo rico. "Imagino um centro cultural na Praia de Atalaia e precisamos incentivar o artesão e o turismo no estado. Se eleita temos projeto de cirar centros culturais, valorizar e divulgar mais o Museu do Homem Americano", disse, destacando ser preciso resgatar as atividades culturais na Praia do Atalaia. "Precisamos valorizar a cultura do nosso estado para gerar emprego e renda. Temos bons artistas plásticos no Piauí", disse, enfatizando que os gestores precisam agir com inteligência para incentivar os artistas. "Temos uma cultura que precisa ser bem explorada".

A candidata falou da redução da carga tributária para atrair indústria e pensando no microempreendedor, tem projeto de lei para um centro de inovação no Piauí, funcionando como uma espécie de UTI para as empresas para capacitar e orientar o empreendedor. A candidata disse que está à disposição do Piauí para o desafio de representar a mulher, o artista, o cidadão. "Agradeço a oportunidade de mostrar o nosso trabalho, com a força de Deus", disse.

Pedro Vidal (Raissa Morais)Pedro Vidal: Plano diretor de segurança

Candidato do PDT, Pedro Vidal disse que a segurança é um problema no Brasil e o Piauí tem um grande desafio neste setor, com o aumento da criminalidade, a entrada de facções, a guerra pelo domínio do tráfico de drogas. Ele defendeu políticas públicas claras de segurança, mais emprego e renda para população, além de um policiamento mais efetivo e humanizado. Ele destacou a necessidade de um plano diretor de segurança. "A sociedade precisa ser pacificada, sentir-se mais segura. Precisamos de um estado em que realmente estejamos em casa e isso para pela valorização do policial e o uso de inteligência na segurança pública, com aumento do efetivo, diversificação de forças para chegar à raiz do problema", disse.

No debate, o candidato falou ainda da violência contra a mulher e as minorias e conta que na pandemia, esse problema foi agravado e defendeu a necessidade de implantar políticas claras para coibir a violência contra as mulheres, aos negros, à população LGBTQIA+. Precisamos de políticas públicas afirmativas", declarou.

O candidato falou ainda da valorização da cultura piauiense, do artista local e destacou a necessidade de fazer um mapeamento cultural do estado, com incentivo de projetos culturais em todo o Piauí. Segundo o candidato, para cada R$ 1,00 aplicado em cultura são R$ 12,00 de retorno, portanto, uma prova de que cultura gera trabalho e riquezas.

Na área de economia, o candidato declarou que os microempresários respondem por 80% das vagas de emprego no Brasil e precisam ser bem cuidados. "Eles precisam de fomento, linha de crédito mais barato para aquisição de equipamentos e ampliação de estoques", disse, enfatizando a aplicação do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC) também para pequenas empresas. "O Piauí precisa de infraestrutura que vai além de estradas, mas também de ferrovias e indústrias de tecnologia e para isso precisamos investir em ciência e pesquisa para revolucionar a indústria do Piauí", disse. O candidato convidou o telespectador para promover uma mudança de ideias no Piauí, renovar a Assembleia com pessoas que têm projetos que priorizam a cultura, o turismo, a geração de emprego.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES