Panorama traçado com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), indica que 29 gestores municipais desistiram de concorrer à reeleição no pleito de 2020 no Piauí. Dos 155 prefeitos aptos a disputarem novamente o comando do Executivo, apenas 126 tiveram o registro homologado na Justiça Eleitoral.
Por meio da decisão, o índice de municípios piauienses em que os prefeitos concorrem à reeleição caiu quase 13 pontos percentuais; ficando em 56,25%, ou seja, abaixo da média nacional que ultrapassa a barreira de 60%.
Ou seja, com o indicativo é possível apontar que a renovação nas Prefeituras será de no mínimo 43,75% no Piauí neste ano. No Brasil, serão 5.568 Municípios que escolherão seus gestores em novembro. Estas eleições têm o expediente da reeleição para os cargos do Poder Executivo (prefeitos e vice-prefeitos), vigente no Brasil desde as eleições do ano de 2000. De acordo com a CNM, nas primeiras eleições com reeleição, em média, 62% dos que pleiteavam a continuidade no governo obtiveram sucesso. Entretanto, no último pleito, em 2016, esta média caiu para 49%. Isso provocou um aumento na quantidade de cidades que podem reeleger seus mandatários nas próximas eleições.