O Piauí aparece na lista dos 10 estados que concluíram o cadastramento biométrico em 2018, segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, nas sessões eleitorais no interior e na capital Teresina, os eleitores irão contar com a identificação biométrica, o que é mais garantia na hora de votar.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), a biometria usa as impressões digitais para identificar o cidadão, comprovando que o eleitor que se apresentou no dia da votação é o mesmo que anteriormente esteve junto a sessão.
O objetivo é ter mais segurança e evitar fraudes. No Brasil, a emissão de passaporte, de carteiras de identidade e o cadastro das Polícias Civil e Federal contam com sistemas biométricos.
Além do Piauí, concluíram o cadastramento Alagoas, Amapá, Goiás, Paraíba, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins. Os três estados com as taxas mais baixas são São Paulo (45,1%), Minas Gerais (30,2%) e Rio de Janeiro (18,7%).
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou ainda que parte do eleitorado brasileiro será identificado por biometria nas eleições deste ano. No total, são 73,7 milhões de eleitores, ou 50% de todas as pessoas aptas a votar no país.