Eleito no primeiro turno das eleições 2022, o petista Rafael Fonteles é o governador mais votado da história do Piauí. Com 1.115.139 votos, ele superou o desempenho de Wellington Dias em 2014, quando o agora senador eleito obteve a marca de 1.053.342 votos e superou também em 200 mil votos no comparativo com o pleito geral passado. Tal resultado alçou o jovem de 37 anos a ser destaque na mídia nacional; em reportagem publicada nesse final de semana, a Revista Veja coloca o ex-secretário de Fazenda do Piauí com uma das novas lideranças políticas da região.
A publicação faz questão de pontuar que Rafael obteve êxito em sua primeira eleição, amplificando a força do PT e do ex-presidente Lula no Estado. Como 'As Novas Forças do Nordeste' também são elencados Elmano Freitas (governador eleito do Ceará); Jerônimo Rodrigues (primeiro colocado na disputado ao Governo da Bahia) e Camilo Santana, que já comandou o Ceará duas vezes e foi eleito senador com 70% dos votos válidos, tornando-se a principal liderança do Estado.
Rafael Fonteles foi eleito governador no primeiro turno com mais de 57% dos votos válidos no último domingo, 02 de outubro; ele se destacou no comando das finanças estaduais, mesmo durante a pandemia da Covid-19. Fonteles chegou a presidir o Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda (Comsefaz).
"Povo nos escolheu para continuar nesse caminho", disse após a vitória.
Após ser eleito como Governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT) fez um discurso emocionante, pontuando que fará um governo para todos e focará no social, a pedido da atual governadora Regina Sousa. Na disputa majoritária, Rafael venceu o ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes.
“Quero agradecer ao maior líder desse estado, Wellington Dias. É um grande líder que cuidou desse povo nos escolheu para continuar nesse caminho e vamos cuidar bem do povo do Piauí”, frisou na ocasião.