A TV Meio Norte vai transmitir, no próximo sábado, dia 3 de outubro, o debate virtual entre os candidatos à Prefeitura de São Luís, capital do Maranhão. A transmissão será realizada a partir das 18h, incorporada ao programa Jogo Aberto MN. Liderados pelo jornalista Amadeu Campos, os candidatos responderão questões apresentadas pelos demais concorrentes.
A coordenação de conteúdo da emissora anunciou que oito dos 12 candidatos participarão do programa, inclusão garantida aos postulantes cujos partidos tenham no mínimo cinco representantes no Congresso Nacional, obrigados a serem convidados pela lei eleitoral.
Estarão presentes: Eduardo Braide (Podemos), Duarte Júnior (Republicanos), Neto Evangelista (Democratas), Bira do Pindaré (PSB), Carlos Madeira (Solidariedade), Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Yglésio Moyses (PROS) e Franklin Douglas (PSOL).
O debate, composto por três blocos, será realizado de forma virtual devido à pandemia da covid-19. Essa decisão foi tomada durante uma reunião que aconteceu na terça-feira (22) entre os assessores dos canditados à Prefeitura de São Luís e membros da Rede Meio Norte de Comunicação.
Para Igor Almeida, assessor de Eduardo Braide (Podemos), em tempos de pandemia, a iniciativa da TV Meio Norte é positiva e corrobora com os princípios do canditado. "O objetivo é levar um debate de ideias, propostas e sugestões que o eleitor tanto espera e tanto deseja, afinal de contas, é a vida do eleitor e de cada cidadão e cidadã que será transformada a partir dessa eleição de 2020", expressa Igor.
Franci Monteles, que acompanha o canditado Carlos Madeira (Solidariedade), elogiou a reunião e as regras impostas para o dia da interação entre os concorrentes.
Sob o ponto de vista da assessora, a população de São Luís terá uma oportunidade de conhecer melhor os canditados. "É um momento muito importante para esse processo eleitoral e é um momento em que todos os cadidatos têm tempo igual para expor suas ideias, apresenar suas propostas e para se confrontarem", explica.
Jorge Vieira, assessor de Rubens Pereira Júnior (PCdoB), avalia que o debate virtual contempla mais uma chance do candidato se apresentar ao eleitor e defender suas propostas. "Na minha opinião, é um espaço que o candidato tem de formalizar, junto ao eleitorado, suas opiniões e dizer tudo o que pretende fazer pela cidade pela qual está se credenciando à administrar", relata.
O formato do programa é atraente e sustenta novas possibilidades para quem disputa a gestão da capital maranhense. "É possível fazer um debate mesmo em temos de pandemia, um debate remoto, mas que vai garantir a discussão democrática em São Luis", declara Pedro de Almeida, assessor de Yglésio Moyses (PROS).
Silvio S, assessor de Franklin Douglas, aposta no bom desempenho desempenho do candidato do PSOL e nos pontos positivos de um debate feito para o público. "Ele tem uma boa experiência na área da comunicação, mas quem realmente ganha com o debate é a população, pois ela deve ouvir o canditado e observar suas atitudes, comparar as propostas e tomar sua decisão. Mais a fundo, quem ganha é a democracia", conta.
Prazo para registro de candidatura encerra no sábado (26)
O prazo para registro de candidaturas termina neste sábado (26), às 19h, e a campanha começa oficialmente no dia seguinte, 27 de setembro. O primeiro turno das eleições municipais ocorre em 15 de novembro e o segundo, se houver, em 29 de novembro.