O candidato Ronaldo Caiado (DEM) foi eleito governador de Goiás neste domingo (7º), no 1º turno das eleições 2018. Até as 19h42, quando 90% das urnas já haviam sido apuradas e o resultado era considerado matematicamente definido, ele havia obtido 1.600.363 votos -- 60,5% do total.
Atualmente com 69 anos, Ronaldo Ramos Caiado é natural de Anápolis, a 55 km de Goiânia. Ele é senador pelo estado desde 2015, tendo como primeiro suplente Luiz Carlos do Carmo. Antes, foi deputado federal por cinco mandatos.
Formado em medicina e com especialização em ortopedia, o futuro governador é casado com Gracinha Caiado e tem quatro filhos: Maria Caiado, Ronaldo Caiado Filho, Marcela Caiado e Anna Vitória Caiado.
O político nasceu em 25 de setembro de 1949 e é parte de uma família de produtores rurais que tem forte atuação política no estado. O vice dele é o deputado estadual Lincoln Tejota, do PROS.
Entre as principais propostas de Ronaldo Caiado estão:
- A regionalização da saúde, levando policlínicas para o interior;
- Instalação de um Compliance público, para dar transparências aos gastos do governo;
- Recriação da Secretaria de Cultura;
- Não aumento da carga tributária;
- Análise dos contratos vigentes com organizações sociais;
- A construção de três presídios de segurança máxima, para isolar líderes de facções criminosas.
Desde as primeiras pesquisas de intenção de voto, Caiado aparecia com grande vantagem em relação aos outros candidatos ao governo de Goiás. Daniel Vilela (MDB) e Zé Eliton (PSDB), atual governador do estado, alternavam na segunda e na terceira posição.