Sebastião Melo, do MDB, e Manuela D'Ávila, do PC do B, vão decidir em 2º turno, no próximo dia 29, quem será o próximo prefeito de Porto Alegre.
Com 100% segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Melo teve 200.280 votos (31,01% dos votos), ante 187.262 de Manuela – o que representa 29% dos votos.
A eleição em Porto Alegre teve 33,08% de abstenção, 5,06% votos brancos e 5,81% votos nulos. Confira os números da eleição.
No total, 12 candidatos concorreram à eleição na Capital neste ano. Inicialmente, eram 13, mas José Fortunati renunciou à candidatura.
Manuela Pinto Vieira D'Ávila tem 39 anos e possui ensino superior completo. Declarou patrimônio de R$ 455 mil.
Concorre à prefeitura de Porto Alegre pela terceira vez. Já foi vereadora da Capital, deputada federal e estadual. O candidato à vice é Miguel Rossetto, do PT.
Sebastião de Araújo Melo tem 62 anos e possui superior completo. Declarou patrimônio de R$ 458 mil.
Foi vice-prefeito da Capital, no governo de José Fortunati. Nas últimas eleições, ele concorreu e chegou ao segundo turno. Nelson Marchezan Júnior foi eleito na ocasião.
Os candidatos da Capital votaram entre a manhã e a tarde de domingo. O dia foi marcado por filas em algumas seções. Na Escola Estadual Jerônimo de Ornelas, um eleitor passou mal e faleceu, enquanto esperava para votar.