Neste domingo, desde cedo o movimento de eleitores têm sido grande na Escola Arquipélago, local que foi determinado para justificativas de ausência de voto em Fernando de Noronha. Moradores, que não fizeram a transferência do título eleitoral para a ilha, e os turistas, devem fazer a justificativa até às cinco da tarde. Muitos visitantes perderam um tempinho de praia para não ficar com pendência na Justiça Eleitoral. “Estou na ilha a uma semana e passei para justificar a ausência de voto, foi rápido , uns cinco minutos, tenho mais de 60 anos de idade e tenho prioridade, mas eu fiz questão de vir” , falou a turista de São Paulo, Alerte Bumbles Carvalho. “É um exercício da cidadania, temos que cumprir nosso papel, não tem jeito. Eu acho que é muito importante, mesmo perdendo um tempo de praia”, disse Alexandre Pinto, visitante de Salvador.
Profissionais que estão na ilha a serviço também estiveram no colégio. “Eu sou médico , trabalho em Fernando de Noronha, mas ainda não transferi meu título por falta de oportunidade. Não sei se vou ficar na ilha por mais tempo, se ficar eu faço a transferência. Estou de plantão, perdi apenas cinco minutos aqui , estou voltando para o hospital agora” , contou o médico Milton Valente Ribeiro.
Na eleição passada aproximadamente 1200 pessoas fizeram a justificativa de voto em Noronha, mas este ano a expectativa é que sejam cerca de 2000 mil justificativas. “Eu acho que na última eleição as pessoas estavam desmotivadas e os turistas optaram em fazer os passeios e depois justificar. O movimento está balanceado, eu acredito que deste total 60% são turistas e 40% são de eleitores que trabalham na ilha e não transferiram o título”, explicou a representante do Tribunal Regional Eleitoral em Noronha, Edileuza Santos.
Os moradores de Fernando de Noronha não votam nas eleições municipais porque a ilha é um Distrito Estadual. Os eleitores locais só votam a cada quatro anos quando escolhem presidente, governador, senador, deputados e conselheiros distritais, cargo similar a vereador.