Sorteio das urnas auditadas no Piauí acontece hoje; detalhes!

O sorteio e ambos os procedimentos de auditorias serão efetuados pela Comissão de Auditoria.

Sorteio das urnas auditadas no Piauí acontece hoje | Reprodução/Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

É neste sábado (1), na nova sede do Tribunal de Justiça do Piauí, localizada na Avenida Padre Humberto Pietrogrande (prolongamento da Av. Cajuína), 3509, bairro São Raimundo, Teresina, no Hall Anexo, no 2º andar o sorteio público das 23 seções eleitorais cujas urnas eletrônicas serão auditadas no domingo, dia da eleição.

Três (3) dessas 23 urnas de seções sorteadas para auditoria serão auditadas, publicamente, na própria seção eleitoral, a partir das 7h da manhã do domingo, 2 de outubro, antes da emissão da Zerésima, procedimento denominado de Auditoria de Verificação de Autenticidade e Integridade dos Sistemas.

As outras vinte (20) dessas 23 urnas de seções sorteadas para auditoria serão retiradas de suas seções e de suas Zonas Eleitorais, neste sábado (1), transportadas com suas caixas e comprovantes de carga, de carro e até de avião, dependendo da Zona sorteada, até Teresina e entregues à Polícia Federal, onde ficarão acauteladas até o domingo (2) de outubro, quando serão transportadas pela PF até o local da auditoria, já citado acima, para a realização do procedimento público de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas sob Condições Normais de Uso, que vai das 7h até às 17h de domingo, dia da Eleição, no local já citado.

O sorteio e ambos os procedimentos de auditorias serão efetuados pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para as Eleições 2022, composta pela Juíza Membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) e Presidente da Comissão, Lucicleide Pereira Belo; pelo Promotor Eleitoral da 2ª Zona Eleitoral, José Eduardo Carvalho Araújo – representante do Ministério Público Eleitoral; e pelos servidores do TRE-PI, Gilberto Guedes Fernandes e Edilson Francisco Rodrigues – representantes da Secretaria de Administração, Orçamento e Finanças – SAOF; Sávio Elson Costa Lima e Luiz Fortes Castelo Branco Neto – representantes da Secretaria Judiciária - SJ; Márcio Igo Carvalho Ribeiro Gonçalves, Antonio Manoel Silveira de Sousa e Danilo Nascimento Cruz – representantes da Secretaria de Tecnologia da Informação – STI; e Cristiane Falcão Nogueira e Cristianna Ribeiro Moura Lopes de Araújo – representantes da Corregedoria Regional Eleitoral.

A referida Comissão foi instituída pela Portaria nº 516/2022, da Presidência do TRE-PI, publicada no Diário de Justiça Eletrônico nº 136, de 26 de julho de 2022, e instalada no tribunal no dia 23 de agosto de 2022, em solenidade interna, no Gabinete da Presidência do tribunal eleitoral, cumprindo os termos do Art. 53, da Resolução TSE nº 23.603/2019.

Zerésima do Sistema de Gerenciamento

Também ocorre neste sábado (1), a partir das 13h, no Salão Verde, do Edifício - Sede do TRE-PI, localizado na Praça Desembargador Edgar Nogueira, s/n, Cabral, Teresina-PI, a emissão do Relatório Zerésima do Sistema de Gerenciamento da Totalização (SISTOT), em evento público.

A cerimônia tem o objetivo de comprovar que não há nenhum voto computado no banco de dados do referido Sistema, e é realizada em três etapas; primeiro às 12h no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), relativamente às eleições para Presidente e Vice-presidente; às 13h no TRE-PI e nos demais Regionais, relativamente às eleições para Governador e Vice-governador, Senador e Deputados Federais e Estaduais; e a partir das 14h, pelas Zonas Eleitorais, relativamente às eleições federais e estaduais.

Participam do evento, os membros da Comissão Apuradora para as Eleições Gerais de 2022 do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, constituída pelo Vice-Presidente e Corregedor do TRE-PI, Desembargador José James Gomes Pereira, que preside a Comissão por força regimental; e os Juízes Membros do TRE-PI, Kelson Carvalho Lopes da Silva e Thiago Mendes de Almeida Férrer.

Além das autoridades referidas acima, a cerimônia contará ainda com representantes do Ministério Público Eleitoral; da Ordem dos Advogados do Brasil; da Polícia Federal; além de presidentes e representantes de partidos políticos, coligações e federações.

Esta cerimônia de verificação dos sistemas eleitorais está fundamentada nos artigos 196 e 197 da Resolução TSE nº 23.669/2021.

Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas

Procedimento público, amplo e se desenrola ao longo de todo o período de votação, das 7 h às 17 h, acessível a qualquer cidadã/cidadão interessada/interessado em acompanhar o processo e a toda a imprensa.

É mais uma barreira de segurança criada para comprovar a lisura do processo eletrônico de votação, e está regulamentada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através da Resolução TSE nº 23.603/2019.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES