O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio de forças federais para atuar em mais 12 municípios do Piauí durante as Eleições de 2018. Ao todo, segundo o TSE, 134 municípios terão presença das Forças Federais.
Na decisão, proferida na terça-feira (020), o TSE também autoriza a atuação dos militares no município de Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas. Em sessões anteriores, os ministros já haviam aprovado o envio de forças federais para diferentes localidades no Amazonas e no Piauí, bem como para seções eleitorais de outras nove unidades da Federação: Acre, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Tocantins.
A atuação das forças federais nas eleições está prevista no inciso XIV do artigo 23 da Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral), com a finalidade de garantir a normalidade do pleito, o livre exercício do voto e o bom andamento da apuração dos resultados.
Os pedidos aprovados pelo TSE na sessão desta terça serão encaminhados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas.
Mais 12 municípios que terão atuação das Forças Armadas:
Oeiras
Santa Rosa do Piauí
Cajazeiras do Piauí
São Miguel do Fidalgo
São Francisco do Piauí
São João da Varjota
Colônia do Piauí
Uruçuí
Itainópolis
Vera Mendes
Isaías Coelho e Paes Landim.